Cidades
Publicada em 11/02/2019 - 20h35min

Segurança

Vereador solicita plano de emergência para barragens

Em visita à barragem de Taiaçupeba, na tarde de ontem, o vereador Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, conferiu como funciona o reservatório de água, na divisa de Mogi das Cruzes com Suzano, e todo o seu monitoramento, juntamente com o gerente de Divisão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Emerson Martins Moreira

Foto: Divulgação

Diegão e o gerente da Sabesp visitam Taiaçupeba
Em visita à barragem de Taiaçupeba, na tarde de ontem, o vereador Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, conferiu como funciona o reservatório de água, na divisa de Mogi das Cruzes com Suzano, e todo o seu monitoramento, juntamente com o gerente de Divisão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Emerson Martins Moreira.
Apesar do risco de rompimento ser bastante remoto, segundo o vereador pôde conferir, ele quer que a prefeitura, por meio da Defesa Civil, elabore um plano emergencial na iminência de um eventual rompimento, com orientação para que os moradores das áreas ribeirinhas e de Jundiapeba saiam a tempo - já que seriam os mais afetados -, e também que seja implementado um sistema de alarme.
"O próprio gerente da Sabesp disse que já está sendo elaborado um Plano Setorial de Emergência, em que a Defesa Civil Estadual deverá se reunir com a Sabesp e envolver, futuramente, os órgãos municipais. Só que se a nossa Defesa Civil se antecipasse a isso, ficaríamos mais tranquilos, afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar", justificou Diegão. O gerente da Sabesp explicou que 60% da água das barragens encontram-se em Ponte Nova, com mais de 300 milhões de metros cúbicos. "A barragem de Taiaçupeba, por exemplo, concentra 85 milhões de metros cúbicos", informou Moreira.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos