Foto: Vitoria Mikaelli/Mogi News
Associação ainda não teve retorno do MP na tentativa de embargar audiência
Integrantes da Associação de Moradores da Vila Oliveira e Adjacências (AMVOA) se reuniram ontem pela manhã com os vereadores Caio Cunha (PV) e Fernanda Moreno (PV), com a intenção de solicitar aos parlamentares que cobrem mais detalhes por parte da Prefeitura de Mogi das Cruzes sobre a mudança da lei de zoneamento no bairro - pedido que já havia sido feito pela AMVOA anteriormente.
A maioria da população da Vila Oliveira se mostra contrária à mudança do zoneamento do bairro, que sempre apresentou caráter residencial. A ideia da prefeitura é que alguns comércios possam ser abertos na área, já que a administração municipal defende que o local oferece boa estrutura e localidade propícia para a instalação de mais lojas. Além disso, a descentralização do comércio da região central da cidade seria importante, segundo a prefeitura, para amenizar o trânsito, principalmente em horários de pico, e daria mais opções para a população na hora das compras.
Uma das participantes da reunião de ontem entre representantes da câmara e a AMVOA, a vereadora Fernanda Moreno ressaltou que a discussão entre vereadores e associação envolveu o possível cancelamento da audiência de zoneamento, agendada para o próximo dia 22.
De fato, a AMVOA já tem uma petição junto ao Ministério Público (MP) em andamento, com a finalidade de embargar essa audiência para que a autarquia tome as providências necessárias no sentido de aprofundar os estudos sobre a proposta de tornar o bairro mais comercial. A AMVOA ainda aguarda parecer do MP.
O vereador Cunha explicou que a apresentação de um estudo detalhado para uma audiência pública faz parte de um rito jurídico e é importante para que as partes se preparem para possíveis mudanças. "O questionamento é sobre o que, de fato, será discutido, pois, não foi detalhado", concluiu. O vereador disse, ainda que, por falta de informações minuciosas, ele não possui uma opinião sobre qual seria a melhor decisão para o futuro do bairro. "Fica difícil ser contra ou a favor à proposta de abrir espaço para mais comércio na Vila Oliveira com os poucos detalhes apresentados até aqui. Ainda não tenho um posicionamento", comentou.
O parlamentar informou que o pedido dos integrantes da associação presentes na reunião para que Cunha e a vereadora Fernanda Moreno cobrem detalhes da prefeitura serão atendidos. "Nos comprometemos a cobrar da prefeitura mais detalhes sobre quais pontos serão tratados nesta audiência (dia dia 22 de fevereiro)", prosseguiu.
*Texto sob supervisão do editor.