Opinião
Publicada em 11/01/2019 - 00h45min

Felício Kamiyama

Engajamento

Com a missão de expor ao público e às autoridades os problemas mais profundos enfrentados pelos cidadãos de bem em nossa sociedade, a profissão de repórter já computou diversas baixas em seus membros. Assim foi com o profissional Tim Lopes, o qual, infiltrado nas favelas do Rio de Janeiro, mostrou claramente parte da rotina de seus moradores, os quais, além de sofrerem com a falta de infraestrutura e políticas públicas, eram obrigados a conviver com a violência e a truculência dos traficantes.
Nas ruas, onde a venda de drogas era ostensiva, as câmeras de Tim Lopes registraram, em meio a vários pedestres, criminosos empunhando fuzis e pistolas, atitudes essas que, além de visarem uma proteção territorial contra traficantes de facções inimigas e reação contra a ação das forças policiais, aterrorizavam a "comunidade" local. À época, tais imagens fizeram emergir aquilo que alguns apenas ouviam dizer e outros acreditavam haver em países onde a guerra fazia parte do cotidiano.
E isso é o que ocorria e, em que pese as diversas ações governamentais desencadeadas ao longo dos anos, lamentavelmente, ainda ocorre. Algo parecido com o que acontecia no Haiti, país sob a intervenção da ONU, onde o Brasil, por meio de um contingente formado por militares federais e estaduais, auxiliou na manutenção da paz e, garantidos pela denominada "regra de engajamento", obteve excelentes resultados. Trata-se de normas aplicadas em situação de exceção, onde, com a finalidade de garantir a eficácia das ações, bem como desestimular os grupos organizados armados, permitiam que esses fossem alvejados quando empunhando armamentos e oferecendo perigo à população.
Experiências positivas que devem nortear nossos gestores e legisladores. Na busca de uma verdadeira pacificação nos locais atingidos pela violência, que eles garantam aos integrantes das forças de segurança a legitimidade e efetividade em suas ações, tornando o ambiente inóspito aos criminosos e incutindo nos mesmos o sentimento de temor capazes de impedi-los em seus propósitos.
Compartilhe

Video

Mais vistos