Autonews
Publicada em 05/01/2019 - 17h01min

Dupla dinâmica

Motor 1.6 MSI traz eficiência e desempenho ao Gol e Voyage

Quatro válvulas por cilindro e variação na admissão oferecem mais torque em baixa rotação com desempenho

O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do Gol e do Voyage (sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas) é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com variação na admissão, proporcionando mais torque em baixa rotação e melhor desempenho.
O motor 1.6l MSI tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote - o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. Resultado: vantagens de dirigibilidade na fase fria do motor e, consequentemente, menor consumo de combustível.
A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima (etanol).
Estilo refinado
As configurações com transmissão automática do Gol e do Voyage chegam para complementar a gama da linha 2019 dos modelos. Visualmente, Gol e Voyage 2019 trouxeram várias novidades em design.
Na parte frontal, o capô está mais elevado do que o do Gol e do Voyage anteriores com duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.
Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.
O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem "vincada", dando força ao visual frontal do Gol e do Voyage 2019.
Interior moderno
A linha 2019 dos modelos Gol e Voyage traz um dos interiores mais modernos do segmento. Todas as linhas que determinam o painel estão valorizadas e orientadas de maneira horizontal, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Com a tecnologia In Mold Decoration - IMD, o detalhe do painel ganha destaque nas cores e grafismos aplicados. As saídas de ar no painel contam com um formato angulado funcional.
O volante multifuncional, oferecido como opcional, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. O instrumento combinado (cluster) traz iluminação de LED, combinando com a iluminação do console central e do sistema de infotainment.
  • Com esse motor, Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade; Voyage acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade
  • Visualmente, Gol e Voyage 2019 (foto) trouxeram várias novidades em design
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos