Opinião
Publicada em 06/12/2018 - 23h01min

Felício Kamiyama

Desumanização

Durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos de concentração, após torturar e exterminar crianças, jovens e adultos, todos judeus, militantes nazistas retornavam para as suas casas como se nada de ruim tivesse acontecido. Perguntavam às esposas como havia sido o seu dia e, aos filhos, como foram seus desempenhos escolares. Pais diligentes não permitiam realizar as refeições sem antes um agradecimento pela comida e pela vida que tinham. No dia seguinte, retornavam aos campos de concentração para mais um dia de trabalho.
É difícil entender tal atitude, como, também, difícil é compreender tamanha naturalidade nessas condutas. Alguns afirmariam que tais militantes estavam acometidos de psicopatia. Mas eram muitos os adeptos e praticantes do nazismo, o que me faz acreditar que a grande maioria não era detentora de tal patologia.
Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, em seu livro "Modernidade e holocausto" explica que, buscando fidelizar o povo alemão ao nazismo, o governo à época adotou posturas que tornaram simples cidadãos em cumpridores obedientes do extermínio em massa. Chama a atenção a desumanização das vítimas, retirando os atributos inerentes de seres pensantes. Fuzilamentos ocorreram com a finalidade de testar a eficiência de armas e munições. Buscando o aprimoramento científico, pessoas foram submetidas a experimentos cruéis, como a aplicação de tinta nos globos oculares. Mulheres foram barbaramente violentadas e mortas, sendo descartadas como objetos inservíveis.
Perderam, todos aqueles que aderiram ao sistema, os valores e sentimentos críticos individuais, permitindo-se serem tomados pela insanidade e, dessa forma, sob o pretexto de desumanizar as vítimas, tornaram-se verdadeiros monstros cometendo atrocidades contra seres humanos.
Devemos aprender com a história e entender que os valores familiares e religiosos devem prevalecer, condenando todos os tipos de violência e crueldade, fontes de sofrimento e dor, tendo como vítimas pessoas ou animais.
Compartilhe

Video

Mais vistos