Opinião
Publicada em 05/12/2018 - 22h40min

Paulo Passos

Café

Nos idos do ano de 1970, o Fran, filho do Selmo, dono da Churrascaria Gaúcha, em Bauru, seguindo seus passos, se aventurou no campo empresarial, abrindo na rua Batista de Carvalho, então imponente artéria comercial, um pequeno café. Não demorou muito para que o local se tornasse referência, principalmente dos já menos jovens que ali passaram a se reunir para, ao cair do sol, e daí pela noite afora, se confraternizar.
Os "bate-papos" infindáveis; as conversas "jogadas fora"; a alegria que reinava naqueles tempos românticos; a irmandade explícita; eram os ingredientes necessários para que o estresse se fosse, para que as mágoas da jornada quedassem esquecidas.
Tal foi o afluxo, que, já descaracterizada a avenida, em razão de nefasto "calçadão" que ali resolveram implantar, o proprietário mudou-se para local muito mais nobre, e prédio bem mais amplo, onde, até hoje, a frequência dos mais antigos se faz obrigatória.
Mais tarde, já morando em São Paulo, eis que me deparo com outros Fran's Cafés, que começaram a ser parte integrante da paisagem agitada da cidade grande. Por um lapso, o aluguel da marca tornou-se coqueluche! O tempo correu célere, e vivendo em Mogi há anos, defronte ao meu escritório se instalou outra loja do grupo. Passei a fazer dali, quase que ponto fixo.
Quando me alcançava o cansaço, ali me refugiava - quase sempre na mesma poltrona -, e entre um chocolate e porção de pão de queijo - cardápio obrigatório, quando a fome não era tanta -, ensaiava gostosa volta ao passado; dava asas às lembranças de um tempo que se foi. Parece que revivia o riso fácil da mocidade, o abraço amigo que não mais existe, as patuscadas dos inconsequentes, que se preocupavam, quase que só, em aproveitar os instantes de felicidade. O Fran's, tornou-se sinônimo de fuga da realidade violenta, desumana, difícil de agora.
Passei ali em frente. Reinava um silêncio tumular. A casa foi fechada! Sem outro sentimento a não ser o luto cerrado!

Compartilhe

Video

Mais vistos