Cidades
Publicada em 05/12/2018 - 21h50min

Itaquá

Prefeitura inicia trabalho de prevenção de desastre

Batizada de "Operação Verão", metodologia pretende mapear áreas de risco de deslizamento

Foto: Osvaldo Birke/AIPMI

Além da prefeitura e da Defesa Civil, os Bombeiros vão participar das ações
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba apresentou oficialmente na tarde de ontem a "Operação Verão 2018/2019", em solenidade que aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, e que contou com a participação da sociedade civil e de autoridades. A ação visa a atuação neste período considerado chuvoso, tendo em vista possíveis enchentes, e ainda a intensificação do monitoramento das áreas consideradas de risco. A operação teve início em 1º de dezembro e seguirá até o dia 31 de março de 2019, porém foi apresentada na solenidade desta quarta-feira para que todos tenham conhecimento do trabalho desenvolvido.
Também foi apresentado o "Plano Municipal de Contingência" que estabelece diretrizes para ações de resposta em casos de desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades no município. O plano tem por finalidade adotar medidas preventivas e corretivas na incidência de ocorrências em virtude de precipitações pluviométricas.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Anderson dos Santos Silva, o Plano foi desenvolvido a partir de analise, avaliações e mapeamentos de riscos efetuados e dos cenários de riscos identificados como prováveis hipóteses de desastres. Foram mapeadas 19 áreas de inundação, 30 áreas de alagamento e 18 de deslizamento.
Presente no evento, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) parabenizou a equipe de Defesa Civil pelo trabalho e frisou a importância de ações que apresentem soluções. "É um trabalho de colaboração e parceria, parabéns a todos os envolvidos". Na solenidade de lançamento da "Operação Verão", foi apresentado a equipe da Defesa Civil e também os bombeiros voluntários e os agentes que integram os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Durante todo o evento aconteceu exposição de maquetes das áreas consideradas de risco no município elaboradas pelos agentes dos Nupdecs e dos uniformes da Defesa Civil que ficaram expostos com auxílio de manequins e, ainda os kits que são fornecidos nos atendimentos em situações de enchentes.
 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos