Opinião
Publicada em 06/11/2018 - 23h03min

Joel Leonel Zeferino

Dura realidade!

Enfim, acabou o escrutínio eleitoral e temos definidos todos os cargos eletivos, tanto do legislativo quanto do executivo. No primeiro turno, revelaram-se os componentes do legislativo Federal (Senado e Câmara), e estadual (Assembleias Legislativas), todos bastantes renovados, bem como as vagas do executivo que foram preenchidas por aqueles candidatos a governador que obtiveram, diretamente, maioria de votos.
Surpreenderam muitos nomes consagrados na política histórica brasileira, os quais não conseguiram se reeleger, bem como outros dos quais se esperava expressiva votação, mas não alcançaram o necessário, assim como nomes novos e de pensamento alinhado mais à direita, alguns com resultados estonteantes, como foi o caso de candidatos específicos do PSL e do Novo, em especial.
No segundo turno, também, mais surpresa e, novamente, um destaque positivo para a direita e para alguns candidatos que, mesmo sendo de centro, a apoiaram. Enfim, depois de um tempo difícil, de muitas divisões, discussões, dissensões, muito jogo rasteiro, falsidades, mentiras, mas, também, de manifestações honestas e sinceras, ainda que discordantes, temos tudo definido.
Sem dúvida, o grande destaque é a eleição à presidência de Jair Bolsonaro (PSL), cuja trajetória já foi delineada à exaustão pelos meios de comunicação, sendo a maior expressão de vitória da direita e do conservadorismo no Brasil dos últimos tempos.
Muitos apaixonados veem nele a solução para os problemas do país, mas a dura realidade é que não há salvador da pátria e que os desafios a serem enfrentados e superados só têm aumentado à medida que o tempo passa, desde que ele se propôs a concorrer à presidência.
É inequívoco que o primeiro passo na direção do sucesso está na união do povo e no reconhecimento de que o presidente é de todos e não só do grupo que nele votou. Que continue a oposição e a fiscalização firmes, mas que sejamos honestos e sinceros, exercendo a democracia com zelo, diligência e legitimidade!
Compartilhe

Video

Mais vistos