Cidades
Publicada em 11/10/2018 - 23h03min

Nayara Francesco*
Dentro do esperado

Operando com 46% da capacidade, situação das represas é 'normal'

O nível do volume de mananciais do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) estava, até ontem, com 46,2% de sua capacidade. De acordo com a Sabesp, a situação é normal, com pluviometria dentro do esperado para essa época do ano.
A represa de Ponte Nova está com com 56,9% da capacidade. Já Taiaçupeba está na ordem de 44% e Biritiba em 31%. Nos reservatórios de Paraitinga e Jundiaí o volume foi registrado em 25,7% e 18,9, respectivamente.
Em relação ao mesmo período do ano passado, as represas apresentaram queda de 2 pontos percentuais. Na represa de Paraitinga o registro foi de 58,7%, diminuição de aproximadamente 2 pontos percentuais. No reservatório de Jundiaí também houve queda na pluviosidade: 27 pontos percentuais de diferença.
Apesar das quedas no volume, as represas de Ponte Nova, Biritiba e Taiaçupeba apresentam aumento em relação ao ano passado. Em outubro de 2017, esses dois reservatórios registraram, na sequência, 53,2%, 6% e 43%. O aumento, nessa ordem, é de cerca de 4, 25 e 1 pontos percentuais.
Tempo
O portal de meteorologia Climatempo prevê que hoje, feriado nacional do Dia da Nossa Senhora Aparecida, o dia começará com muita nebulosidade no Alto Tietê, mas ao longo do dia haverá períodos de sol sem previsão de chuva de intensa em todas as cidades da região.
Amanhã, o início do dia terá sol e o calor aumenta. As nuvens aumentarão a partir do começo da tarde com aproximação de uma nova frente fria. Entre o meio da tarde e o início da noite há previsão de pancadas de chuva. Já no domingo, com a passagem da frente fria, os ventos frios entrarão em São Paulo e a temperatura será amena em relação ao sábado.
*Texto supervisionado pelo editor. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos