Cidades
Publicada em 10/10/2018 - 22h32min

Luana Nogueira
Era digital

Mogi vai sediar pela primeira vez a Semana da Tecnologia

Cidade está entre as 11 do Estado e é uma das 27 do Brasil que promoverá esses eventos voltados à inovação

Foto: Vitoria Mikaelli

Abertura das atividades será na segunda-feira, às 9 horas, na sede do Polo Digital
Mogi das Cruzes receberá pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento começa nesta segunda-feira e vai até sexta-feira, com diversas palestras, seminários e debates nas universidades e no Polo Digital. Mogi será uma das 11 cidades do Estado de São Paulo e uma das 27 do Brasil que promoverá simultaneamente eventos voltados para as áreas de inovação e tecnologia. 
A abertura do evento será às 9 horas, no Polo Digital, com a palestra do presidente do Instituto de Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP), o professor Hélio Dias. As informações foram divulgadas ontem durante reunião na câmara.
O secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, informou que uma comitiva da cidade visitará o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Caetano do Sul, no dia 17, para conhecer os principais pontos da indústria 4.0 (engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem).
O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, ressaltou que o objetivo da semana é colocar em evidência o trabalho que a cidade realiza na área de inovação. "O prefeito Marcus Melo (PSDB) tem grande preocupação em fomentar a área de tecnologia, tanto que uma das suas primeiras providências foi criar o Polo Digital. A câmara aprovou a criação do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT) e do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia (FMIT). Integram o conselho o Sebrae, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Agestab (Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão)", destacou.
Além dos secretários municipais, participaram do evento os integrantes do CMIT. A programação da semana conta com a Mostra de Tecnologia da Cidade, com oito empresas na próxima segunda-feira e uma palestra com o tema "Novas Tecnologias para Educação", às 14 horas, no dia 18. Ambos os eventos serão no Polo Digital. No encerramento da semana, às 14 horas, será lançado o programa Sebrae-SP "Agentes Locais de Inovação". 
O vereador Sadao Sakai (PR) ressaltou a importância de se investir em inovação. "Muitos empregos serão gerados com essa alta tecnologia. As pessoas costumam vir para Mogi por causa da qualidade de vida, sabemos que precisamos gerar novas oportunidades de empregos. Novas empresas estão se estabelecendo", ressaltou.
O presidente da câmara, Pedro Komura (PSDB) avaliou que a tecnologia faz parte do dia a dia. "É muito importante Mogi fazer uma Semana de Ciência e Tecnologia. Quem imaginaria um ônibus sem motorista ou uma pizza entregue por um drone? São coisas que têm se tornado realidade", disse. O vereador Caio Cunha (PV) acrescentou que a SNCT vem coroar os investimentos que a prefeitura está fazendo na área de inovação e tecnologia.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos