Brasil e mundo
Publicada em 30/10/2018 - 00h20min

Estadão Conteúdo
Repercussão

Líderes cumprimentam Bolsonaro

Chefes de governo e líderes de órgãos internacionais reagiram à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) com mensagens parabenizando-o pela vitória e pedindo a continuidade de acordos e parcerias

Foto: Divulgação

Presidente eleito já recebeu convite para ir ao Chile
Chefes de governo e líderes de órgãos internacionais reagiram à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) com mensagens parabenizando-o pela vitória e pedindo a continuidade de acordos e parcerias. A maior parte dos comunicados adotou tom conciliatório, ressaltando a tranquilidade do processo eleitoral e desejando sorte ao presidente eleito.
Bolsonaro ainda recebeu, informalmente, o primeiro convite para uma viagem internacional. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, usou sua conta oficial no Twitter para convidar Bolsonaro a uma visita ao Chile. "Felicito a Bolsonaro por seu grande triunfo eleitoral", escreveu. 
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, enviou uma mensagem no mesmo tom. "Parabéns a Jair Bolsonaro pelo triunfo no Brasil! Desejo que trabalhemos em breve juntos para o relacionamento entre nossos países", escreveu Macri em sua conta no Twitter.
Em países como Espanha, França e China, líderes desejaram sorte ao presidente eleito, reconhecendo o resultado das urnas, e ressaltaram a importância da preservação dos compromissos assumidos por governos brasileiros anteriores, assim como Espanha e França. Bolsonaro também recebeu os parabéns do presidente russo, Vladimir Putin, do presidente mexicano e Enrique Peña Nieto, entre outros.
O chefe da pasta de Economia da União Europeia, o francês Pierre Moscovici, abriu a primeira saia justa para Bruxelas em relação ao Brasil. Ontem mesmo o comissário para Assuntos Econômicos do bloco criticou o vitorioso. "Bolsonaro é evidentemente um populista de extrema direita", disse o ex-ministro francês em diferentes governos socialistas em declarações à TV do Senado francês. "Atrás dele, vemos a sombra dos militares que estiveram por um longo tempo no poder no Brasil, constituindo uma ditadura terrível".
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos