Cidades
Publicada em 13/09/2018 - 23h00min

No domingo

Caminhada terá mutirão de limpeza

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará neste domingo a Caminhada Ecológica - um percurso de seis quilômetros de extensão entre o prédio da Administração Municipal e a ponte do rio Tietê, na rua Antonio de Almeida

Foto: Daniel Carvalho/Mogi News

Parque tem inscrições abertas para visita monitorada
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará neste domingo a Caminhada Ecológica - um percurso de seis quilômetros de extensão entre o prédio da Administração Municipal e a ponte do rio Tietê, na rua Antonio de Almeida. A concentração será às 8 horas e o evento incluirá ações ambientais como o mutirão de limpeza da pista de caminhada que margeia o Tietê, além de plantio de mudas no ponto de chegada. O evento faz parte da programação de 458º aniversário de Mogi das Cruzes.
"Vamos caminhar neste domingo, estimulando as pessoas a refletirem sobre a importância da preservação ambiental e da riqueza natural de Mogi das Cruzes. Iremos até a margem do rio Tietê e contemplaremos toda a exuberância da serra do Itapeti", detalhou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que convida os mogianos a participarem: "É um evento aberto ao público e todos podem participar, desde crianças até adultos e idosos".
A Caminhada Ecológica é uma iniciativa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Urbanos e do Fundo Social de Solidariedade, contando também com a participação de voluntários da Família Solidária. O evento está inserido na programação do Dia Mundial da Limpeza, celebrado amanhã, que promove a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praças e parques. Segundo o secretário, a ação chama a atenção para a necessidade de conscientização para um grave problema: o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
Ele lembra que Mogi das Cruzes possui várias ações e programas cujo objetivo é dar destino ambientalmente correto aos resíduos sólidos. Além da coleta de lixo tradicional, a cidade conta com o Recicla Mogi, que percorre cada bairro três vezes por semana. Em cinco anos de existência, o programa foi responsável pelo aumento de 0,5% para 5% na coleta seletiva, com o objetivo de atingir 20% até 2020.
"O Recicla Mogi faz parte de toda uma cadeia de reciclagem, que movimenta os agentes de coleta, a triagem e gera renda a muitas pessoas, além de contribuir para a preservação ambiental. Temos ainda ecopontos e a Operação Cata-Tranqueira, que percorre um bairro diferente a cada semana, recolhendo materiais inservíveis e dando a eles um destino correto", complementou o secretário Teixeira de Lima.
Parque Municipal
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para uma visita monitorada ao Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo, que acontecerá no dia 23, a partir das 9 horas. Os passeios contam com monitores e incluem trilhas na reserva mogiana, que faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos. O agendamento e outras informações sobre o espaço podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos