Artigos
Publicada em 07/07/2018 - 20h27min

Raul Rodrigues

Fobosofia e filosofia

Fobosofia, do grego, literalmente: medo da sabedoria! É o estado mental pontual, a se bastar em si mesmo, sem se preocupar, o mínimo que seja, com qualquer tradição ou cultura, qualquer raciocínio dotado do mínimo de abrangência possível. O estado em que todas as propostas preconizadas pela Filosofia são consideradas sem efeito.
Filosofia, do grego, literalmente: amor à sabedoria! É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos.
Na abordagem desses problemas, a Filosofia difere da fobosogia pela ênfase dada a argumentos racionais. Por outro lado, difere das pesquisas científicas que em geral não recorrem a procedimentos empíricos em suas investigações.
A Filosofia é produto da Grécia antiga do século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais como, Tales, Pitágoras, Heráclito e Anaxágoras, empenhou-se em responder, racionalmente, a questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza da Divindade.
Já a fobosofia ocidental, ao certo, não se sabe onde surgiu! Suspeita-se que tenha sido numa corrente, em oposição à filosofia castrense, num certo país, com carcterísticas de continente, grandão e alienado, que se situa no hemisfério sul do planeta.
DC: Para que filosofar? A partir de então, uma sucessão de pensadores de casta originalidade como Zé Dirceu, Paulo Costa, Dilma, Vacarezza, Gilberto C., entre outros, empenhou-se em escamotear questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características e da importância do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais. Questões levantadas por antigos pensadores de nada valiam para "o poder pelo poder", e se dane o resto! Sua sustentação à custa da ilusão de ignorantes que sempre se consideraram marginalizados pela elite, que nada permite aos que vem de baixo. Sem conhecimento, sabedoria de que forma?
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos