Opinião
Publicada em 07/07/2018 - 00h08min

Renato Ramos

Revolução de 32

Na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, será feriado em todo o Estado de São Paulo, mas será que os paulistas sabem o motivo? O feriado diz respeito à Revolução Constitucionalista, que ocorreu durante a Era Vargas, mais precisamente no ano de 1932. Durante esse período, um movimento se iniciou com o objetivo de tirar o poder do então presidente Vargas.
A revolta de algumas pessoas ocorreu devido ao fato de Vargas quebrar a conhecida "política do café com leite", uma espécie de revezamento entre São Paulo e Minas Gerais na Presidência do país. Entretanto, Getúlio, que era gaúcho, tomou o poder e rompeu essa política. Além disso, nomeou interventores em todos os Estados, e o responsável por São Paulo não era um paulista, o que revoltou ainda mais os contrários a seu governo.
Durante uma das ações do movimento, uma tragédia aconteceu. Tropas ligadas a Vargas mataram quatro manifestantes, que tentavam invadir a sede de um jornal apoiador do governo. Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo morreram na noite de 23 de maio de 1932, gerando uma guerra civil entre as forças legalistas e os manifestantes.
A guerra durou poucos meses, e o grupo de manifestantes que pedia uma nova promulgação da Constituição, acabou assinando sua rendição no dia 1º de outubro de 1932, dando fim à revolução. As principais lideranças do movimento tiveram seus direitos políticos cassados e foram exilados em Portugal.
Para relembrar a memória das pessoas que lutaram durante o período, foi inaugurado em 1955 o Obelisco Mausoléu dos Heróis, no Parque do Ibirapuera. O monumento, que foi feito totalmente em mármore e possui 72 metros de altura, tem lá sepultados os corpos dos jovens Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, além de mais 713 mortos durante o movimento.
Na próxima segunda, se completará 86 anos desde que São Paulo passou por um de seus piores momentos. Mesmo com uma guerra civil ocorrendo, conseguiu manter sua posição de Estado economicamente mais forte do país, preservando esse mérito até os dias atuais.
Compartilhe

Video

Mais vistos