Opinião
Publicada em 13/06/2018 - 00h00min

Raul Rodrigues

Em nome da essência

Existem muitas verdades! Algumas mais salientes, como: Em nome do Pai! Outras menos: a busca da essência significa lidar com a própria Vida! Ao se ministrar uma aula, o desejo maior é que os alunos registrem a essência: o discurso elementar e vivo da mente, para que dele tirem proveito.
Nossos sentidos são desprovidos de inteligência. Apenas absorvem sensações, mas precisam daquela fertilidade que surge quando passam por limitações vindas do corpo e sofrem a ação prolongada da crítica da consciência. Processo que é chamado de compostagem: imaginar que o corpo é um depósito de lixo! Acumula-se experiências e, a partir da decomposição das cascas de ovo, folhas de alface, pós de café e sobras de carne, descartados pela mente, surgem nitrogênio, calor e adubo. É desse solo fértil que brotam nossos poemas, nossas histórias mais surpreendentes. Agora, isso não acontece de uma hora para outra. Convém continuar sempre a revirar os detalhes orgânicos da sua vida.
Escrever é tarefa extremamente simples: básica, quando não penosa! Não existem engenhocas modernas e mirabolantes capazes de torná-la mais atraente. Inquieta como é, nossa mente macaca certamente preferirá discutir essa resistência com um amigo, sentados num agradável restaurante, saboreando bom vinho, ou procurar um terapeuta de plantão para tratar de todos bloqueios criativos. Que não são poucos, sem o hábito de raciocinar!
Quando se raciocina as primeiras impressões não são tolhidas pelo ego: o editor de plantão! Por esse mecanismo presente em todos nós que tenta exercer o controle de tudo. Tentando sempre provar que o mundo é permanente, homogêneo, linear. O mundo jamais será permanente. É mutante e está repleto de alternativas, de sofrimento. Em lugar de carregar o peso do ego em sua expressão, estará velejando nas ondas da consciência humana e usando seu arsenal de particularidades para retratar a viagem: nenhuma verdade, por melhor que seja, é capaz de responder a tudo!
Compartilhe

Video

Mais vistos