Autonews
Publicada em 30/06/2018 - 20h57min

desde 1955

Relembre a história da Volks no Brasil

A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a empresa começou montando veículos com peças vindas da Alemanha. Primeiro foi o Fusca; depois, a Kombi. Mas o galpão era só o começo: o plano era muito maior.
O Brasil foi o 1º País do mundo a receber uma fábrica da Volkswagen fora da Alemanha: a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que começou a ser construída em 1955 em local estratégico, próximo ao mar, para facilitar as exportações.
Em 1957, a fábrica Anchieta iniciou sua produção, primeiramente com a Kombi, com 50% de componentes nacionais, índice que passaria a 95% em 1961. Depois, veio a produção do Fusca. A inauguração oficial da fábrica Anchieta, no entanto, ocorreu em 18 de novembro de 1959, quando o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível. A partir daí, teve início a trajetória de sucesso da Volkswagen do Brasil, que fez história, se tornou referência e revolucionou o setor automobilístico brasileiro. Atualmente, a fábrica Anchieta produz o Novo Polo, o Virtus e a picape Saveiro. 
Em 1976, a Volkswagen do Brasil iniciou as atividades da sua segunda fábrica no País, em Taubaté (SP), onde hoje são produzidos o up!, Gol e Voyage. A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), iniciou suas atividades em outubro de 1996. Em janeiro de 1999, foi inaugurada a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, uma das mais modernas do Grupo Volkswagen, onde atualmente são fabricados o Fox, Golf, Audi A3 sedã e Audi Q3.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos