Opinião
Publicada em 16/05/2018 - 23h27min

Paulo Passos

Seleção

No meu tempo de moleque, a "pelada" começava pela "catação"! Com isso queria se dizer que, sem "times oficiais", tínhamos que procurar um aqui, outro acolá, bater na casa de um terceiro, fazer, enfim, um périplo, convocando os amigos para os momentos de diversão sadios que iriamos desfrutar!
Hoje, passados tantos anos, a situação do futebol brasileiro em muito se assemelha àquela do jogo de bola nas ruas. Evidente que o cacife cobrado - ao reverso de nós que corríamos pelo prazer da peleja e pelo desfrute da amizade - é altíssimo, e que a categoria dos convidados se sobrepõe muitíssimo àquela dos "pernas de paus" que, por um instante se julgavam craques!
Não há se negar, porém, que quando se aproximam as disputas, o que se vê é uma relação de jogadores de clubes dos mais variados confins, que perderam, faz tempo, os hábitos que nos identificam; que têm a alma mesclada por culturas e costumes alienígenas. De brasileiros, ostentam- apenas alguns deles eis que grande parte tem dupla nacionalidade - o passaporte que determina o país de origem.
A rivalidade histórica dos afetos desta ou daquela equipe; as discussões - sadias então, travadas com respeito absoluto -, sobre um ou outro nome convocado; a empatia, enfim, entre a seleção e a torcida, e que levava à paixão incontida; se quedaram esquecidas em um canto desconhecido!
Tão flagrante a demonstração do que se escreve, que, dia desses, ouvi de radialista a mais pura versão desse amontoado de jogadores que pretendem nos representar: "seleção de brasileiros"! Pretender-se que o grupo seja amado como tantos outros o foram é se exigir demais do torcedor! Querer que a torcida se ufane, se encante, e sinta-se em campo, dando o importante apoio aos "estrangeiros", é se ir além do possível!
Afinal, aja o que houver, ganhem ou percam, em outras plagas, salários polpudos lhes são assegurados! Comprometimento? Só com a grana e com a noite! Os trouxas somos nós, os que, sabedores de tudo isso ainda sofremos!
Compartilhe

Video

Mais vistos