Opinião
Publicada em 15/05/2018 - 22h56min

Leonel Zeferino

Discernir é difícil

A lei da repetição e supressão da originalidade se avulta com o avanço dos tempos. Tem-se tornado cada vez mais condenável e até desprezível a opinião e a posição de quem contrapõe a mensagem e discurso dominantes.
É interessante que os tais "evoluem" não estão arraigados a conceitos e valores bem firmados e a incoerência decorrente dessa variação é, simplesmente, absorvida pela práxis, certamente, porque há astutos autores e incautos adjudicadores e praticantes.
É impressionante, também, que posições firmes e bem fundamentadas de líderes, as quais, claramente, implicam bons resultados ao povo, têm sido questionadas por causa da oposição. Nesse sentido, vivemos um momento de desinformação e desmonte da verdade com vistas à implantação de convenientes mentiras. Muitos propagam essas falácias, mergulham no equivocado conceito de que não existe verdade e esse emaranhado de informações, conceitos e práticas nos coloca num ambiente confuso, complexo, difícil de enfrentar e superar.
Viver vai ficando cada vez mais enfadonho, à medida que cada cidadão não mais pode lançar mão da vida simples, honesta e sincera, a despeito de eventuais diferenças respeitáveis, entre uns e outros. Tamanha é a contaminação que quase ninguém mais acredita que essa exista. Talvez, só nos lugares mais ermos do Brasil é que consigamos encontrar vida assim. Talvez, a partir dali precisemos resgatar o que tínhamos de bom no país e recomeçar.
Triste tempo em que a grande maioria vive pressionada, sufocada, sem poder revelar o melhor do seu ser e viver sinceramente. Esse é o tempo de se aprofundar antes de se manifestar, refletir antes de repetir, repensar antes de encaminhar e analisar antes de "postar". É tempo de discernir, mais do que nunca, mas para tanto é preciso conhecer e isso não é fácil. O trabalho é imenso e, portanto, requer dispêndio de tempo, energia e até algumas economias. Vida fácil é o que muitos procuram, mas vida equilibrada, justa e fácil não existe.
Compartilhe

Video

Mais vistos