Opinião
Publicada em 15/05/2018 - 00h21min

Luiz Felipe da Guarda

Saúde funcional

Miosite é uma inflamação nos músculos, mas que também pode estar associada à inflamações em outros órgãos, incluindo coração, pulmões, intestino, pele e articulações. As miopatias inflamatórias são um grupo de doenças autoimunes e causam inflamação crônica dos músculos, acompanhada de fraqueza.
Os tipos mais comuns de miosites são dermatomiosite, que pode afetar pessoas de todas as idades e sexos, mas é mais comum em mulheres que nos homens. Este é o tipo mais fácil de miosite para se diagnosticar, uma vez que as erupções cutâneas características da doença normalmente são notadas antes da fraqueza muscular. Existe também a polimiosite, encontrada principalmente em pessoas com mais de 30 anos e afeta mais mulheres do que homens.
As causas exatas para qualquer dos tipos de miosites são desconhecidas, mas podem estar ligadas à mesma condição que causa as doenças autoimunes, em que o sistema imunológico acaba atacando tecidos saudáveis do corpo gerando dores. Consequências como quedas frequentes, um pé que parece solto enquanto a pessoa anda, fazendo com que ela tropece, aperto de mão fraco, encolhimento perceptível do quadríceps (músculo principal das coxas) podem aparecer.
É importante para evitar qualquer tensão muscular, manter um estilo de vida ativo, diversificar a dieta alimentar saudável, sempre corretamente e no tempo para tratar a doença de natureza infecciosa. Normalmente os níveis de enzimas nos músculos retornam ao normal depois de quatro ou seis semanas em média após o início do tratamento em pacientes com polimiosite, enquanto em pacientes com dermatomiosite isso ocorre entre o segundo e o terceiro mês de tratamento.
Algumas pessoas conseguem se recuperar completamente da doença, não tendo outros períodos em que ela fique ativa. Outros apresentam momentos em que ela não mostra nenhuma atividade e depois retorna. Também é possível que ela se manifeste pelo resto da vida no paciente. Quanto mais cedo for feito o prognóstico, melhor.
Compartilhe

Video

Mais vistos