Pesquisa escolar
Publicada em 15/05/2018 - 22h55min

Sueller Costa
Pesquisa Escolar

"Dia da Língua Nacional"

Foto: Divulgação

"Dia da Língua Nacional"
Amanhã, 21 de maio, será celebrado o Dia da Língua Nacional em todo o mundo. Essa ocasião especial homenageia o idioma oficial de determinado país. Cada nação tem a sua língua, como, por exemplo, no Brasil, que usa o português; na Argentina, o espanhol; nos Estados Unidos, o inglês; e por aí vai!
Pelo fato de a língua ser um fenômeno dinâmico, com o passar dos anos ela sempre evolui e se modifica. Afinal, uma nação, grupo ou até mesmo uma pessoa pode unir duas línguas e transformá-las em apenas uma.
Vamos usar como exemplo o português falado no Brasil. Ele é diferente do que é usado em Portugal, não é mesmo? Mas essa mudança ocorreu por conta da união do português trazido pelos colonizadores com o Tupi, que era falado pelos índios, quando eles chegaram ao país, em 1500.
Não apenas o Tupi como também os Jejes e Nagôs, que são dialetos tradicionais africanos e que foram trazidos pelos negros na época em que o Brasil recebia escravos para trabalhar por aqui. Outros povos que vieram para o nosso país também ajudaram a modificar a linguagem. Por isso vemos que a fala do nordestino é diferente do gaúcho, e em outras regiões.
Mas, independentemente da forma que se fala, do vocabulário ou até mesmo do sotaque, todos falam a língua nacional, que é o Português vindo de Portugal.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos