Opinião
Publicada em 13/04/2018 - 23h24min

Renato Ramos

Hábito saudável

Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido a correria. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente.
Nas últimas edições de pesquisas sobre hábitos alimentares do Ministério da Saúde, revelou-se que mais da metade da população brasileira está acima do peso e não tem uma alimentação balanceada.
O dado é bastante preocupante, já que a alimentação é a base para a prevenção de doenças de qualquer tipo e importante fator para o estabelecimento de uma boa relação com o próprio corpo.
Adquirir o hábito de uma alimentação saudável pode ser essencial para mudar esses dados.
A alimentação saudável é definida como aquela que abrange todas as exigências do corpo humano, ainda mais quando feita com regularidade e atenção, desde o preparo das refeições.
Ter esse hábito é muito diferente do que seguir dietas que prometem milagrosas perdas de peso ou ter como base alimentar apenas frutas e verduras. Para manter a boa forma é necessário ter uma rotina que promova a saúde, se dedicando desde a escolha dos alimentos até o comportamento que temos durante as refeições.
Esse tipo de alimentação requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produtos bons.
É muito comum que a vida atribulada faça com que muitas pessoas deixem de se preocupar com a alimentação, porém isso faz com que o consumo pobre em nutrientes e rico em gorduras e alimentos industrializados tragam riscos.
Fazer ao menos quatro refeições por dia, evitar alimentos gordurosos, como frituras e salgadinhos, comer sem pressa e degustar a comida corretamente, beber água de forma que mantenha o corpo sempre hidratado e consumir frutas e legumes, são passos simples para se ter uma saúde exemplar e uma vida com muito mais qualidade.
Compartilhe

Video

Mais vistos