Pesquisa escolar
Publicada em 19/04/2018 - 13h10min

Sueller Costa
Pesquisa Escolar

"Descobrimento do Brasil"

Foto: Divulgação

Descobrimento do Brasil
Em 22 de abril, celebra-se o Dia do Descobrimento do Brasil. Trata-se de uma ocasião importante, pois marca a chegada de Pedro Álvares Cabral com as suas embarcações no litoral sul do Estado da Bahia, nessa mesma data, no ano de 1500.
Naquela época, Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e viajavam pelos mares em busca de novas terras. A frota de Cabral, ormada por aproximadamente 1.400 marinheiros, sempre seguia um trajeto que os levava às Índias, o grande centro comercial daquele período, onde os europeus compravam especiarias para vender em toda a Europa. Porém, em uma dessas viagens, Pedro Álvares se desviou da rota conhecida e, poucos meses depois, acabou parando em solo brasileiro. Quando chegou na praia, seus homens observaram a região e se depararam com os índios nativos que viviam ao meio das florestas. Segundo historiadores, os desbravadores demoraram dois dias para ter um primeiro contato com os habitantes locais.
Pero Vaz de Caminha, escrivão do navio, enviou um documento escrito para o rei de Portugal dizendo que o encontro com os nativos foi pacífico e, ao mesmo tempo, de estranhamento, devido às grandes diferenças culturais entre os dois povos. Apesar de os portugueses desbravarem a nova região, estudiosos dizem que o Brasil, na verdade, foi descoberto pelos índios, que já viviam em nossas terras. No entanto, a celebração se mantém em 22 de abril, quando eles chegaram nas terras tupiniquins.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos