Capa | Matéria
Publicada em 10/03/2018 - 19h38min

Sueller Costa
Capa

Oscar 2018

A cerimônia do Oscar foi realizada no último domingo e, ao meio de uma brilhante festividade, premiou os melhores filmes de 2017. Você assistiu? Quem ganhou na categoria de melhor Animação? O Diarinho traz os detalhes aos leitores mirins. Mas, para adiantar, o filme “Viva - A Vida é uma Festa!” que levou a estatueta. A produção, aliás, foi destaque em nosso jornalzinho. Outras animações conceituadas também foram elencadas entre os indicados, que vamos destacar a vocês. Grande parte delas, inclusive, já foi divulgada em nossa seção de Dicas, e, para quem não acompanhou, esta é a oportunidade de conhecer os grandes sucessos e preparar as exibições. Que tal reunir os amigos e montar um sessão de cinema em sua casa para assistir a tudo? Anote a dica e nos acompanhe!

A premiação

O Oscar é realizado desde 1928. O cenário da grande festa é Los Angeles, nos Estados Unidos, e, em 2018, em sua 90ª edição, o Dolby Theater foi palco das celebridades da sétima arte. Aos vencedores, aqueles que se destacaram entre os melhores filmes, foi intregue uma estatueta de ouro em formato de um homem, em nome da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O prêmio é símbolo do reconhecimento à excelência dos envolvidos na elaboração das produções.
Atualmente, 24 prêmios são entregues, e eles estão divididos em categorias: prêmios principais, coadjuvantes e técnicos. E o mais esperado da noite, sem dúvida, é a nomeação do “melhor filme do ano”. O clássico “A Bela e a Fera”, aliás, foi a primeira animação a concorrer ao Oscar de melhor filme. E, anos depois, as produções infantojuvenis começaram a ganhar espaço. Em 2002, a Academia decidiu criar uma categoria própria para os desenhos animados: de melhor filme de animação, que teve o seu primeiro ganhador o filme “Shrek”.
A novidade incentivou os estúdios de animação a aprimorarem, cada vez mais, os seus trabalhos, a fim de estar, em alguma edição, elencado entre os melhores. Desde então, muitas animações já fizeram sucesso entre os indicados, valorizando este segmento que encanta não só as crianças como também os adultos. A cada ano, novos filmes chegam ao mercado, e os cinéfilos saem ganhando ao ter mais novidades para assistir!

O vencedor

O filme “Viva - A Vida é uma Festa” encantou a todos ao trazer a história do garoto Miguel Rivera, que mora no México e sonha em se tornar um grande músico. Porém, a sua família não aprova a sua escolha. Ele não desiste, e, então, conta com a ajuda de seus antepassados, que já estão mortos, para que esse sonho se torne realidade. A produção da Walt Disney levou o prêmio de Melhor Filme de Animação, Melhor Canção Original, representada pela música “Remember Me”, do cantor americano Miguel. As animações “Poderoso Chefinho”, “O Touro Ferdinando”, “Com Amor, Van Gogh” e “The Bredwinner” estavam entre os indicados, mas não garantiram a estatueta.

Curiosidade

O Oscar não premia apenas como o Melhor Filme de Animação, mas também o Melhor Curta de Animação. E, neste ano, quem o levou foi o filme “Dear Basketball”. A produção conta um pouco do amor que o astro da NBA Kobe Bryant sente pelo esporte. O curta tem apenas cinco minutos, mas consegue resumir uma história de 20 anos do jogador na melhor liga de basquete do mundo.


  • Oscar 2018
  • Capa_Dear Basketball 1
  • Capa_Van Gogh
  • Capa_Touro
  • Capa_The Breadwinner
  • Capa_Dear Basketball 1
  • Capa_Viva

Animações vencedoras de cada ano

2002 - “Shrek”
2003 - “A Viagem de Chiriro”
2004 - “Procurando Nemo”
2005 - “Os Incríveis”
2006 - “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”
2007 - “Happy Feet”
2008 - “Ratatouille”
2009 - “Wall- E”
2010 - “Up - Altas Aventuras”
2011 - “Toy Store 3”
2012 - “Rango”
2013 - “Valente”
2014 - “Frozen”
2015 - “Operação Big Hero”
2016 - “Divertida Mente”
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos