Editorial
Publicada em 05/02/2018 - 23h01min

'Igualdade'

É um tratamento igualitário que engrandece as instituições", disse o presidente da República, Michel Temer, em entrevista na semana passada sobre a suspensão de sua aposentadoria por não ter feito a chamada prova de vida, exigida para renovar o benefício. Sem dúvida é importante que todos tenham um tratamento igual, sem privilégios ou benesses de acordo com o cargo que se ocupa ou o dinheiro que se tem, o desafio está sim em alcançarmos a equidade, ou seja, que conquistemos os mesmos direitos, principalmente em se tratando de Educação e Saúde.
Mesmo diante de melhores oportunidades para estudar, ainda são muitos os problemas para quem depende do ensino público. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), divulgado recentemente, houve avanços no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio em todas as diretorias de ensino da região. Porém, no ciclo 1 do fundamental os números caíram, justamente nos anos primordiais para o desenvolvimento das crianças e seu despertar para o conhecimento.
A expectativa é que este resultado se reverta. Quem sabe o uso da tecnologia em sala de aula possa ser uma saída, e não há necessidade de grandes investimento, já que a maioria dos estudantes já tem seu celular desde muito novos. Por outro lado, ainda acompanhamos situações como a imagem que circulou pelas redes sociais de alunos e uma professora sentados no chão em uma sala de aula de Poá por falta de uma estrutura mínima. O problema foi sanado, segundo a Prefeitura, mas é inconcebível um ano letivo sendo iniciado assim.
Outro desafio é a questão da saúde, que ainda é precária mesmo com tantos avanços no Alto Tietê, como Sistema Integrado criado em Mogi das Cruzes. E, infelizmente Poá volta a ser o exemplo negativo com o fechamento do setor de Pediatria do Hospital Municipal Guido Guida, e ainda o os pacientes das Unidades de Saúde da Família que ficaram uma semana sem atendimento. Situações que mostram que o tratamento igualitário é pontual, e a equidade uma realidade distante.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos