Editorial
Publicada em 01/02/2018 - 23h00min

Mobilidade

Um dos grandes desafios para os gestores públicos é a mobilidade das cidades, uma vez que cresce a cada dia o número de veículos em circulação, como também de passageiros que necessitam de um transporte público de qualidade. Tanto que as primeiras polêmicas do ano se referiram ao aumento das tarifas e às contrapartidas exigidas das empresas.
Renovação e aumento da frota e outras melhorias nos serviços estão entre as principais justificativas usadas para conceder o aumento, como ocorreu na maioria das cidades da região, e até na capital, incluindo ônibus, metrô, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e as linhas intermunicipais. Mas nem sempre a promessa se converte em realidade para os cidadãos, ainda há problemas a serem enfrentados para que o transporte público ultrapasse o padrão do aceitável.
E a questão não está apenas em serviços que permitam ao cidadão honrar seus compromissos, sem o medo de que o ônibus, metrô ou mesmo o trem pare no caminho ou atrase. Um transporte público eficiente também contribui para o meio ambiente, já que pode ser uma opção ao uso do carro, diminuindo as emissões de poluentes.
Outro importante investimento no quesito mobilidade são as ciclovias, que já fazem parte dos projetos de algumas administrações da região, como Suzano que instala uma faixa exclusiva para bicicletas na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, no Parque Maria Helena. São vias importantes para garantir a segurança de quem opta por circular pelas cidades pedalando, como também para estimular a qualidade de vida.
E para quem prefere a vida sob quatro rodas, ou não tem uma outra opção, a mobilidade literalmente para na falta de conservação de algumas vias, que trava qualquer capacidade de deslocamento. Enfim, seja qual for o meio de transporte escolhido, é um desafio constante se movimentar pelas cidades. E, embora sejam frequentes os anúncios de investimentos tanto das Prefeituras como do governo estadual, ainda há um longo caminho a trilhar para que mobilidade seja mais que um termo da moda.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos