Artigos
Publicada em 01/02/2018 - 23h00min

Fabio Simas

O passado não é uma ilusão

Em "O Futuro de uma Ilusão" Freud explica que, via de regra, nossa percepção do presente é ingênua, de modo que não somos capazes de fazer uma estimativa sobre seu conteúdo. Nossa compreensão ocorre somente depois, ou seja, quando o presente se torna passado é que conseguimos observá-lo, formular juízos a seu respeito e projetá-los para o futuro.
Isso explica os passos trôpegos do Direito com relação ao desenvolvimento da humanidade. Ele não se antecipa aos fatos, logo, é um refém dos acontecimentos e sua posterior valoração para, a partir disso, demandar suas normas. Ocorre, entretanto, que, diferentemente de outros séculos, onde as mudanças eram paulatinas, atualmente vivemos numa época de súbitas revoluções tecnológicas e fugazes avanços científicos, e de uma globalização que pasteuriza as particularidades e esfarela as relações humanas, um mundo de liquidez das coisas, dos sentimentos, das ideias, enfim, da vida.
Pela rapidez que tudo ocorre, em um veloz e constante inventar, descartar e reinventar, não há tempo para tomar consciência e se adaptar, pois o presente é sempre presente, tornou-se perpétuo. Se antes valia o aforismo de que é na transformação que as coisas descansam, agora, no entanto, parece ser o contrário, ou seja, é nas constantes mudanças que a vida se desnorteia e nos deixa sem noção do que está a acontecer.
Como compreendido pelo sociólogo Domenico De Masi, isso nos deixa em crise "e quem se sente em crise deixa de projetar o próprio futuro. Se deixarmos de projetar nosso futuro, alguém mais o projetará para nós, não em função dos nossos interesses, mas do seu próprio proveito".
Essa reflexão se mostra oportuna diante das eleições de 2018. Deixemos, pois, o presente e vamos dar uma olhada no passado. Vejamos se os candidatos não são tristes reminiscências de páginas infelizes de nossa história, se trazem discursos requentados, ou se são pessoas que conseguem entender o que aconteceu e o que acontece, e projetar um futuro melhor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos