Cidades
Publicada em 10/02/2018 - 20h39min

Aedes aegypti

Atenção com mosquito durante o Carnaval

Durante o Carnaval, muitas pessoas aproveitam o feriado para viajar, enquanto outras preferem curtir a folia ou simplesmente descansar. Independente da escolha, o Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes faz um alerta: dentro ou fora de casa, os cuidados para evitar o acúmulo de água e a proliferação do Aedes aegypti devem ser permanentes.
Antes de viajar, faça uma vistoria detalhada dentro de casa e nos quintais com objetivo de eliminar os recipientes ou tampar reservatórios que possam acumular água parada e servir como criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
É necessário fechar as tampas de vasos sanitários e de ralos dos banheiros, tampar tonéis, caixas d'água e recipientes que possam acumular água. No quintal, garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo e pneus devem ser mantidos secos e abrigados em local coberto. Os vasos das plantas e as vasilhas dos animais de estimação devem ser lavados.
O ciclo do Aedes aegypti dura cerca de sete dias, ou seja, esse é o tempo necessário para que os ovos depositados pelos mosquitos se eclodam. Por isso, se o morador vistoriar corretamente a casa antes de sair para o feriado é possível evitar que a larva se transforme em mosquito.
Outra medida importante é o uso de repelentes, respeitando sempre as instruções do fabricante. Roupas que minimizem a exposição da pele também proporcionam alguma proteção às picadas dos mosquitos e podem ser adotadas.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos