Cidades
Publicada em 10/02/2018 - 20h39min

Educação

Parceria promove gosto pela leitura

Foto: Marcelo Fialho/Divulgação

Depois de reformada, geladeira retorna com livros
A primeira Geladeira Literária, uma biblioteca itinerante, está disponível na Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes. O projeto surgiu na parceria da Secretaria da Educação com o Rotary Club de Mogi das Cruzes Norte, batizado de "Escola de Portas Abertas".
A parceria busca facilitar a participação do Rotary Club nas escolas estaduais da cidade, e a meta para o primeiro semestre desse ano é distribuir um total de dez geladeiras literárias.
As escolas que possuem geladeiras antigas, que não estão mais em uso, podem receber a estante de livros. Ao invés de serem enviadas ao ferro velho, são reaproveitadas, reformadas e devolvidas à instituição recheadas com livros.
O idealizador da parceria, Marcelo Fialho, que é diretor de escola e também membro do Rotary, explicou que a ação pretende atingir o máximo de pessoas. "Levar a leitura para todos e resgatar o livro é o principal objetivo. O mundo virtual é muito bom, mas a tradição de ler um livro de verdade é melhor ainda e, infelizmente, se perdeu. É isso que o projeto busca resgatar", afirmou ele.
O diretor reforçou, ainda, que toda a comunidade local pode participar para promover a leitura cada vez mais. "O aluno pode pegar um exemplar e deixar outro no lugar, algum que já leu e não utiliza mais e que outra pessoa pode aproveitar".
A presidente do Rotary Club de Mogi das Cruzes Norte, Mara Modolo, afirmou em entrevista que estava feliz com a conquista e falou sobre a importância da ação. "Dessa forma as pessoas podem compartilhar, melhorar a leitura e ter acesso aos livros, que são caros", disse ela, que aproveitou para comentar sobre o movimento dos livros, que ao ser compartilhados podem levar a aprendizagem a outros alunos e professores.
A primeira geladeira está na Diretoria de Ensino, na rua Antônio Cândido Vieira, 451, no centro. A próxima já está programada e será enviada para uma escola no Jardim Margarida, e a terceira, para o distrito de Jundiapeba. (I.G.)
Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos