Editorial
Publicada em 18/01/2018 - 22h10min

No caminho

O resultado positivo registrado pelas indústrias do Alto Tietê no ano passado, como divulgado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) anteontem, com a geração de aproximadamente 1.100 novos postos de trabalho é bastante animador. Levando-se em conta ainda que o setor, entre 2012 e 2016, amargou saldos negativos no nível de emprego. Porém, a recuperação da economia ainda se dá a passos lentos.
Em um breve passeio por uma das ruas comerciais de Mogi das Cruzes, por exemplo, como a avenida Capitão Manoel Rudge, na Vila Oliveira, não são raras as placas de "Aluga-se" em locais antes ocupados por comércios de diferentes segmentos. Infelizmente, a situação econômica e política do País ainda desencoraja maiores investimentos seja no setor industrial, comércio ou serviços.
Por outro lado, a expectativa claro é positiva, quem não torce por um melhor desempenho do país mesmo diante de um cenário tão turbulento? E o ano promete melhores números para alguns setores, como as gráficas no período eleitoral. Mesmo com o auge das redes sociais como plataforma para divulgar projetos e ideias, ainda é grande a adesão aos famosos "santinhos" dos candidatos, faixas, entre outros materiais de campanha.
Longe da sazonalidade e de períodos específicos, uma área que vem se fortalecendo é a da tecnologia em suas mais variadas frentes. As inovações em produtos, aplicativos de serviços, games, entre outros segmentos, têm foco em públicos cada vez mais específicos, o que lhes garante um lugar no mercado. A criação do Polo Digital em Mogi, no ano passado, é um bom exemplo do potencial do setor. E as empresas de segmentos mais tradicionais também têm na tecnologia uma ferramenta fundamental para o melhor desenvolvimento dos negócios.
Neste caminhar lento da economia rumo à recuperação é preciso estar atento às novidades, encarar com o otimismo os melhores resultados da Indústria, que certamente impulsionam o comércio e o setor de serviços. E mesmo com um pé atrás, seguir em frente, esperando um futuro de crescimento e oportunidades.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos