Opinião
Publicada em 12/01/2018 - 22h39min

Monções

A estação das chuvas chegou de vez. Desde o Natal praticamente tem chovido todos os dias na região, com algumas aberturas de sol entre o período. Embora o começo deste editorial lembre uma espécie de previsão meteorológica, a intensão é falar de algumas questões pontos que acompanham essa época e, talvez, o principal deles seja a proliferação de mosquitos.
Deve chover muito ainda, para ter uma ideia, o Sistema Produtor Alto Tietê, o Spat, que abastece as cidades da região, além de uma parte da capital, está com 53,5% do total da capacidade, segundo medição feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, na data de ontem. Há exato um ano, o Spat se encontrava com 43,8% da capacidade de armazenamento.
No entanto, nesse período em que muitos estão preocupados com a febre amarela - não por menos -, é preciso se preocupar também com proliferação do mosquito que transmite a doença, no caso o Aedes aegypti. É importante não esquecer que os riscos somente aumentam quando deixamos de cuidar de nosso próprio espaço. Já é muito ruim termos que lidar com uma patologia que acreditávamos estar praticamente fora do nosso convívio. Isso sem contar as outras doenças que o Aedes pode transmitir, como a dengue.
Com a chuva ainda tem os alagamentos. Na tarde de anteontem, em Mogi das Cruzes, algumas ruas ficaram alagadas com o temporal que caiu na região. Em situações como essa devemos ficar atentos quanto ao lixo e entupimento de bueiros.
Porém, existe o lado bom que é a probabilidade de a bandeira da tarifa da energia elétrica permanecer no verde. Isso pode ocorrer devido à quantidade de chuvas que vem caindo na região sudeste, e está possibilitando a recuperação mais rápida das hidrelétricas, que enfrentaram o período de estiagem até setembro de 2017, quando a primavera teve início.
O período chuvoso traz coisas boas, como a recuperação dos mananciais e usinas hidrelétricas. O lado ruim fica a cargo das pessoas, que entopem bueiros e não cuidam de coisas simples, como um pequeno espaço com água.
Compartilhe

Video

Mais vistos