Capa | Matéria
Publicada em 29/12/2017 - 21h05min

Vitoria Moreira Fiel

Ano novo, vida nova!

Mais um ano se encerra e, sequencialmente, um outro se inicia. O Ano-Novo, celebrado na passagem de 31 de dezembro para o 1º de janeiro, é um período de renovar a esperança, fazer planos e acreditar que tudo pode ser melhor, deixando para trás os erros e momentos ruins. É pensar positivo e ter perseverança para que dias regados com tudo o que nos faz bem estejam sempre a caminho. 
Esta passagem também é chamada de Réveillon, uma palavra de origem francesa que significa “despertar” ou “retomar”. Faz referência à nova etapa de uma vida que se inicia, e este ritual é considerado um momento ideal para se fazer uma retrospectiva para se lembrar de tudo o que aconteceu, para, então, estabelecermos desejos, sonhos e objetivos para o ano que se inicia.
Comemorações
No Brasil, assim como na maior parte dos países ocidentais, a festa de Ano-Novo é comemorada no dia 1º de janeiro, tradição vinda de uma decisão do calendário romano, que ocorreu por volta de 743 a.C.
Os chineses, por exemplo, marcam o seu ano novo ao final de janeiro ou no início de fevereiro. Já os judeus, grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente, comemoram no final de setembro ou início de outubro.
Tradições culturais
Atualmente, durante a comemoração do Ano-Novo, é comum a realização de shows com queima de fogos de artifício, além das inúmeras tradições que variam de um país para outro. No Brasil, por exemplo, os simpatizantes de religiões africanas e afro-brasileira costumam fazer oferendas a Iemanjá, a deusa dos mares.
Nos Estados Unidos, a tradição mais famosa é o lançamento da bola de Réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59, do dia 31 de dezembro, quando milhares se reúnem para assistir a uma grande bola presa num edifício fazer uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite. A tradição começou em 1907.
Os espanhóis comem 12 uvas, uma para cada badalada do relógio prestes a marcar meia-noite. A tradição traz sorte para cada mês do novo ano.
Tradições não faltam, e, independentemente de qual seja a sua, o Diarinho deseja a todos vocês, leitores mirins, um 2018 maravilhoso! 
 
  • Ano novo, um período para pensar positivo, renovar a esperança, fazer planos e acreditar que dias melhores estão a caminho
  • Ano Novo
  • Ano Novo

Recesso

O Diarinho informa aos leitores que a partir da próxima semana entra em recesso. A edição será retomada em 18 de fevereiro, logo após o Carnaval. A todos vocês, boas férias! Aproveitem cada minuto, e se preparem para mais um ano com ricas experiências. Até breve! 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos