Capa | Matéria
Publicada em 16/12/2017 - 18h52min

Vitoria Moreira Fiel
Capa

Alunos inspirados pela poesia produzem livro de haicais

As atividades tradicionais em sala de aula vêm ganhando um novo olhar de professores que acreditam no ensino como o caminho para significativas mudanças. Pensando nisso, estes profissionais passaram a atender às necessidades da nova geração, inovando e criando novas didáticas para ganhar a atenção dos seus estudantes. Na Emef Waldemar Costa Filho, de Biritiba Mirim, práticas diferenciadas não faltam. E uma delas será apresentada na edição de hoje do Diarinho. Os alunos do 5º ano, mediados pelo professor Luiz Gustavo de Souza Batista, desenvolveram um livro composto por poemas haicais. Além de aprender a estrutura esta poesia, eles escreveram as suas produções, que, hoje, compõem uma obra a ser compartilhada com a escola.
O Poema Haicai
De origem japonesa, Haicais ou Haiku, como é chamado no Japão (vocábulo composto de hai = brincadeira, e kai = harmonia, realização) são poemas que têm como tema a natureza e as relações do homem com esse ambiente. Eles retratam um momento vivenciado, uma impressão ou observação inspirada pela natureza, como, por exemplo, uma fotografia. Criada no século XVI, essa forma poética acabou se popularizando pelo mundo e atualmente, para profissionais da educação, é um um ótimo gênero para a alfabetização das crianças.
De acordo com Batista, os poemas são compostos por 17 sílabas sonoras, distribuídas em apenas três versos (o primeiro com cinco, o segundo com sete, e o terceiro, com cinco sílabas).
Um método educativo
Para o professor da rede municipal de ensino de Biritiba e responsável por apresentar o haicai aos alunos, um dos principais objetivos da proposta em sala de aula foi de trabalhar poesia com os pequenos. “A confecção do livro Haicai surgiu por ser uma proposta do conteúdo didático. A partir de então, apresentei a proposta à turma, e ela foi muito bem aceita”, comentou Batista.
Segundo o professor, cada aluno desenvolveu o seu haicai e o ilustrou de acordo com o pensamento. "Foi muito bom, pois os alunos mostraram bastante interesse em realizar a atividade e se envolveram de maneira bem positiva. O resultado final ficou muito bacana”, finalizou o profissional.
  • Poemas Haicais da Emef Waldemar Costa Filho, em Biritiba Mirim
  • Poemas Haicais foram produzidos por alunos do 5º no da Emef Waldemar Costa Filho, em Biritiba Mirim
  • Poemas foram produzidos por alunos do 5º ano da Emef Waldemar Costa Filho, de Biritiba Mirim; cada criança produziu e ilustrou seu haicai conforme seu pensamento
  • Poemas Haicais foram produzidos por alunos do 5º no da Emef Waldemar Costa Filho, em Biritiba Mirim
  • Poemas Haicais foram produzidos por alunos do 5º no da Emef Waldemar Costa Filho, em Biritiba Mirim
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos