Cidades
Publicada em 06/12/2017 - 20h33min

Isabella Grisaro*
No 1º Dia

Mutirão da Biometria tem 2,5 mil eleitores cadastrados

Cidade com maior número de atendimentos na região foi Itaquaquecetuba, que totalizou 703 cadastramentos

Foto: Vitoria Mikaelli

Força-tarefa segue nos dias 9 e 16 (sábados) e no dia 8, feriado do Dia da Justiça
No primeiro dia do Mutirão da Biometria, aproximadamente 2.500 pessoas realizaram o cadastro em toda região do Alto Tietê. A cidade com maior número de atendimentos foi Itaquaquecetuba, que apenas no sábado passado totalizou 703 cadastramentos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O mutirão será realizado durante mais dois sábados de dezembro, nos dias 9 e 16 e também no dia 8, no feriado do Judiciário.
Neste próximo sábado, acontecerá o segundo dia do mutirão, que pretende atender o maior número possível de pessoas, para que cadastrem as impressões digitais de todos os dedos, sem a necessidade de agendar um horário. Também serão feitos atendimentos para os eleitores que precisam realizar a mudança do local de votação ou emitir o título pela primeira vez.
É importante lembrar que a biometria ainda não é obrigatória nas cidades da região, diferente de outras no estado de São Paulo. Porém, o registro será obrigatório para todos os eleitores em breve, para que possam votar nas próximas eleições. 
O TRE-SP promove a ação para facilitar e aumentar a capacidade de atendimento para o cadastro biométrico em todo o Estado. As pessoas que não tiverem as impressões digitais cadastradas, mesmo quando for obrigatório, terão o título de eleitor cancelado, segundo o TRE-SP, resultando em diversos problemas como impedimentos para realizar matrículas em instituições de ensino, obter passaporte, entre outros.
Para garantir o serviço é necessário que os interessados levem um documento original com foto, comprovante de endereço atualizado e o título de eleitor, se tiver. O horário de funcionamento dos cartórios é das 9 às 18 horas e o atendimento será por ordem de chegada. Nos postos Poupatempo os serviços serão oferecidos normalmente até as 13 horas.
Ao todo, no sábado passado, 2.479 eleitores realizaram o cadastramento. Anteriormente, apenas cerca de 224 mil entre os 919.277 cadastraram suas impressões digitais. E até agora 227.163 estão contabilizados, de acordo com informações divulgadas pelo TRE-SP.
* Texto supervisionado pelo editor. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos