Autonews
Publicada em 29/12/2017 - 21h05min

Chuva

Detran dá dicas para dirigir com segurança

Os últimos dias têm sido de muita chuva em boa parte do Estado de São Paulo. Várias cidades entrarão em estado de atenção para alagamentos. E nesses dias de chuva forte e pista molhada, dirigir requer cuidados especiais e atenção redobrada. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) traz dicas de segurança em dias chuvosos.
Assim que a chuva começar, a primeira ação é ligar o limpador de para-brisa. A dica é ajustar a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. Esse equipamento é essencial para melhorar a visibilidade, por isso, é importante sempre verificar a condição das borrachas. Um limpador de para-brisa com a borracha desgastada pode prejudicar a visibilidade, aumentando o risco de acidente.
Outra postura importante é manter a distância. Se mesmo em dias ensolarados manter a distância do veículo à frente é importante, em dias de chuva ou tempestade ampliar a distância é fundamental, já que a pista tende a ficar escorregadia. Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem nenhuma visibilidade, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.
Em dia chuva, com os vidros fechados, a tendência é o para-brisa embaçar e piorar a visibilidade. Para desembaçar, quem tem ar condicionado basta acionar o botão do desembaçador, colocar a ventilação no máximo na direção do para-brisa e acionar a passagem de ar externo. O ar quente também serve para desembaçar. Outra dica de visibilidade é manter o farol baixo ligado, que melhora a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina. Nestas condições, nunca use farol alto, pois o reflexo da luz vai ofuscar a visão dos demais motoristas. Também nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento, pois o motorista de trás pensará que seu veículo está parado.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos