Autonews
Publicada em 22/12/2017 - 22h30min

Motorista

Nissan dá dicas para condução mais segura

A visão da Nissan sobre o futuro das cidades e como os automóveis vão se relacionar com elas é muito clara. Por meio do conceito "Intelligent Mobility", a empresa pretende transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. E a segurança está entre os pilares da marca.
Primeiro é necessário entender o conceito de direção defensiva: trata-se de uma condução atenciosa e cautelosa, que permite ao motorista antecipar perigos a tempo de evitá-los, mantendo sua própria segurança, a de seus passageiros e a de todos ao redor. Vale lembrar que a grande maioria dos acidentes são causados por falha humana - mais de 60%, e principalmente por imprudência dos motoristas.
Ao volante, o motorista deve evitar manobras e freadas bruscas. É fundamental sinalizar qualquer movimento, por mais simples que pareça, como a conversão de uma faixa para a outra. Em uma via, a 100 km/h, um veículo ultrapassa os 30 metros por segundo. Junte a falta de sinalização ao fator surpresa, à velocidade, e adicione a curta distância entre um carro e outro: o resultado pode ser trágico. Assim, uma solução pode ser manter a maior distância possível dos outros carros. Parece óbvio também, mas é importante lembrar que o uso do celular ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidentes, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Portanto, esqueça o seu aparelho ao entrar no carro.
É de extrema importância cuidar do veículo. Cerca de 30% dos acidentes acontecem por problemas provocados por descuidos com a manutenção. Manter em dia as revisões é fundamental para que o carro esteja sempre no melhor de suas condições. Também é indispensável que o proprietário verifique regularmente alguns parâmetros como o nível do lubrificante, os pneus, os sistemas de freios, entre outros.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos