POP TV
Publicada em 02/12/2017 - 18h12min

Estadão Conteúdo
Novidade

Jô Soares lança o primeiro volume de sua autobiografia

Foto: Divulgação/Globo

"Sempre fui um menino atrevido, que não se envergonhava em puxar conversa com celebridades", lembra Jô Soares ao falar de sua história
O humorista e apresentador Jô Soares manteve durante muito tempo um arquivo em seu computador com o nome de "BIO" - ali, pretendia escrever a sua autobiografia. "Mas o máximo que consegui foi colar um texto que o Millôr Fernandes fez sobre mim e uma ou outra frase", conta. A virada de jogo ocorreu quando recebeu a visita de Luiz Schwarcz e Matinas Suzuki Jr., da Companhia das Letras, e incentivado pela dupla, Jô decidiu fazer a viagem pelo seu tempo, mas desde que acompanhado por Matinas. "Eu me expresso melhor oralmente", justificou.
Em março, eles começaram a se encontrar no apartamento de Jô, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e, depois de 104 encontros (alguns chegaram a beirar três horas) e uma enormidade de material gravado, nasceu "O Livro de Jô - Uma Biografia Desautorizada", que a Companhia das Letras lançou recentemente. Trata-se, na verdade, do volume 1. "São tantas as histórias que o livro ficaria com mais de 700 páginas", conta Matinas, que convenceu Jô a dividir em dois volumes - o próximo deve sair no final de 2018.
De fato, mesmo tratando desde o nascimento do apresentador, em 1938, até o final da década de 1960, o livro é repleto de histórias incríveis, muitas esquecidas e resgatadas graças à prodigiosa memória de Jô e ao afinco de Matinas e sua equipe. Perto de completar 80 anos (em 16 de janeiro), José Eugênio Soares não apenas testemunhou momentos determinantes da cultura brasileira como fez parte de boa parte deles. 
Atualmente, Jô Soares vive o período sabático da Globo, mas não deve voltar à televisão - sua maior preocupação é o teatro, especialmente a peça "A Noite de 16 de Janeiro", que deverá montar no próximo ano. "É minha maior preocupação agora." Assunto para o próximo volume.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos