Artigos
Publicada em 14/11/2017 - 23h15min

Joel Leonel Zeferino

Blockchain

Blockchain é um sistema de escrituração para validar uma operação que, diferentemente de outros, tem tal operação ou transação registrada de forma distribuída, ficando presente em todas as partes em que o software é rodado e a partir de profunda e complexa criptografia.
A definição é técnica e, portanto, talvez difícil de entender: no caso das criptomoedas, por exemplo, para evitar um dispêndio duplo, agrupam-se as últimas transações em uma espécie de bloco, sendo que o bloco presente faz referência tácita ao anterior e o carimba com um código, com as operações subsequentes obedecendo o mesmo processo, o que forma a cadeia de blocos (blockchain). Resumindo, trata-se do registro cronológico de todas as transações que ocorreram na rede, compiladas e validadas multiplamente, sendo o sistema específico, público, único e compartilhado pelos seus integrantes: alta segurança! Por isso é, também, tecnologia em franca expansão no mundo, à medida que seu objetivo é o de maximizar a eficiência de muitos segmentos de mercado.
Para quem ainda não conhece ou está renitente quanto a essa realidade, é bom abrir a mente, estudar o sistema e pensar em utilizá-lo, seja negociando criptomoedas, pensando na aplicação ao seu negócio ou como meio de facilitar e validar outras operações. Se ainda insiste em resistir ou desacreditar, observe o Bitcoin (primeira criptomoeda lastreada em blockchain), lançado em 2009: para não escrever sobre o valor ínfimo que tinha nos primórdios, cito apenas que no início de 2015 valia cerca de trezentos dólares e nesta semana passada chegou a quase sete mil e seiscentos.
É claro que tanto os bitcoins quanto os altcoins (outras criptomoedas que surgiram e têm surgido depois do Bit) são investimento de risco, sofreram, sofrem e ainda sofrerão oscilações significativas, mas quem acreditou tem ganhado dinheiro (quanto antes, mais). Enfim, trata-se de moeda digital, mas seu valor é, absolutamente, real e seu sistema de validação atribui excelente segurança, certamente, para moedas e outros tantos registros.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos