Artigos
Publicada em 10/11/2017 - 23h59min

Renato Ramos

Acessibilidade

Nesse último domingo tivemos a primeira etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e, diferente das edições anteriores, a temida redação veio no primeiro dia. O tema abordado foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
O tema causou receio em muitos dos participantes. O termo acessibilidade se refere à inclusão de pessoas com deficiência na participação de atividades comuns a todos, como uso de serviços, produtos e acesso à informação.
A acessibilidade tem de se fazer presente hoje em todos os âmbitos. No Brasil, temos uma lei que estabelece critérios básicos de acessibilidade, critérios esses que são exigidos por parte dos espaços públicos, mobiliário urbano, transporte e comunicação.
É determinado nessa lei que sejam removidas todas as "barreiras" que impedem a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida de utilizar com segurança e autonomia todos os serviços listados.
Um projeto que tem dado muito certo nesse quesito é a página #PraCegoVer. Os criadores disseminaram essa hashtag como uma forma de fazer com que pessoas cegas possam entender o conteúdo de imagens nas redes sociais.
O projeto sugere que ao fazer uma postagem com imagem, o usuário faça uma breve descrição do conteúdo da ilustração acompanhado de #PraCegoVer, dessa forma, as pessoas que utilizam as redes podem ter conhecimento do que acompanha o texto por meio da audiodescrição, recurso disponível em smartphones e computadores.
Outro serviço que é utilizado para inclusão é o TTY (Teletypewrite) que tem como função permitir ligações entre pessoas com deficiência auditiva. O TTY é uma máquina que pode enviar e receber informações de texto por meio de uma ligação telefônica. O usuário pode ligar para o número 142, que é disponível para todo o Brasil.
Comparado a algumas décadas atrás, a situação do deficiente no Brasil evoluiu. Esperamos que em um futuro não tão distante todos os cidadãos tenham acesso igualitário a serviços básicos, transporte e informação.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos