Cidades
Publicada em 14/11/2017 - 23h15min

Câmara

Planta Genérica poderá ser votada amanhã

A revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) de Suzano, que resultará em aumento no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderá ser votada na sessão de amanhã da Câmara. A data foi informada pelo vereador Carlos José da Silva (PSDB), em sua página no Facebook.
Na postagem, o parlamentar critica a revisão proposta pela Prefeitura de Suzano e convoca a população par que proteste contra a medida que, segundo a própria administração municipal, poderá resultar em redução do tributo em algumas áreas da cidade e também no reajuste do valor em até 30%, em outros casos.
Questionada pelo Dat, a Câmara afirmou que até as 13h50 de ontem, a pauta da sessão desta quinta-feira ainda não foi finalizada. Sendo assim, não seria possível confirmar a votação. O Legislativo lembrou ainda que, "segundo o Regimento Interno da Casa de Leis, a divulgação da pauta deve acontecer 24 horas antes da sessão".
A reportagem teve acesso no final da tarde de ontem aos itens que serão votados e confirmou que a revisão da PGV não está entre eles. O assunto poderá ser votado caso seja incluído na ordem do dia em regime de urgência.
Histórico
A última revisão da PGV foi feita em 2013, na administração do ex-prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB). Nos últimos 20 anos, apenas duas revisões foram realizadas, sendo uma em 1997 e outra há quatro anos. "A atual administração segue a recomendação do Governo Federal em fazer a revisão da PGV a cada quatro anos", explicou a Secretaria de Planejamento e Finanças.
No texto da propositura que tramita na Câmara, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) explica que "essa revisão deve ocorrer com maior constância, ante o dinamismo que se verifica no ramo imobiliário, onde, de tempos em tempos, certas regiões acabam sendo valorizadas e outras desvalorizadas". (C.M.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos