Cidades
Publicada em 14/11/2017 - 22h17min

Isabella Grisaro*
Transporte

Três novos ônibus de Poá já começam a funcionar

Veículos estão rodando desde o sábado passado; cidade deverá receber mais sete em 2018

Foto: Vitoria Mikaelli

População falou bem dos novos coletivos, porém sobraram reclamações pela falta de cobradores nos carros
Uma nova frota de ônibus já está em circulação em Poá desde o sábado passado. Por enquanto apenas três carros estão rodando, mas a previsão é que até fevereiro de 2018 a cidade ganhe mais sete. Outra alteração é a ausência de cobradores na nova linha, dificultando o trabalho dos motoristas.
Muitos moradores ainda não andaram nos novos coletivos, porém afirmaram que estão contentes com as melhorias, principalmente porque representa o início de mais avanços para Poá. Para o motorista de ônibus Sueldon Carneiro, de 38 anos, o novo ônibus tem mais força e traz mais conforto. "O motor é melhor e os bancos são novos e mais espaçosos, além de ser mais fácil de circular dentro do carro", afirma.
A aposentada Catarina Pinheiro, 69, utiliza o transporte público com frequência. Ela contou que achou a mudança muito boa, pois os ônibus são mais modernos e confortáveis, entretanto afirmou não ter gostado da ausência dos cobradores. "O serviço do motorista dobra e acaba desviando a atenção". Aposentada explicou também que os ônibus antigos já estão velhos e que melhorias são sempre boas. "A cidade precisa de renovação", conclui a usuária.
Para a também aposentada Heloísa Basília, 60, os cobradores são importantes e necessários nas viagens. "Ter que cobrar tira a atenção do motorista pois ao mesmo tempo em que ele tem que dirigir, precisa contar o dinheiro e o troco", destacou.
Um dos problemas reivindicados pelos moradores é a tarifa de R$ 4,10, pois a cidade é pequena e os roteiros, mais comuns entre os passageiros, são curtos para tal valor. Para o estudante Renan Ferreira, 21, antes de colocarem mais coletivos, a empresa responsável e a Prefeitura precisam estudar o limite do município e as distâncias entre os pontos mais importantes para que não seja cobrado um valor muito alto da população, que muitas vezes anda poucos quilômetros de ônibus.
Ferreira afirmou que a falta de cobradores faz com que a viagem atrase. "A função do cobrador é facilitar o trabalho do motorista e fazer com que os passageiros cheguem logo ao seu destino", concluiu ele.
Segundo a empresa Radial Transporte, responsável pelo transporte público em Poá, serão entregues mais sete ônibus à cidade em fevereiro. Os novos têm as cores azul e cinza e pretendem substituir os de cor amarela, que são os mais antigos.
*Texto supervisionado pelo editor
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos