Editorial
Publicada em 31/10/2017 - 22h02min

Claudia Irente

Oportunidade

Mais uma vez, a cidade de Mogi das Cruzes saiu na frente, e não só da região, mas do país, após anunciar ontem que será a primeira cidade brasileira a ofertar, para 300 mil mogianos, um curso online de idiomas, totalmente gratuito, proporcionado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma empresa sediada na Bélgica, a Altissia Brasil, especializada em projetos linguísticos. Pelo convênio firmado, serão oferecidos cursos de espanhol, inglês e francês para os munícipes, com previsão de início em janeiro de 2018 e expectativa de que, em três anos, os alunos possam ter avançado em até dois níveis do idioma, lembrando que é possível fazer, inclusive, mais de um curso ao mesmo tempo.  
A oferta das aulas grátis e online é para moradores do município que tenham a partir de 16 anos (o equivalente a 69% da população ou 298.602 pessoas). Vale ressaltar que Mogi tem aproximadamente 433.901 pessoas, conforme estimativa deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Supondo que todos os 300 mil munícipes ou pelo menos a maioria deles façam os cursos, em um futuro não muito distante Mogi das Cruzes poderá ter uma população mais capacitada para o mercado de trabalho, não só na própria cidade, mas em qualquer lugar onde haja uma demanda específica.
Em recente entrevista ao Grupo Mogi News, após retornar de uma visita aos Estados Unidos, onde foi buscar inovação tecnológica e estreitar parcerias produtivas para a cidade, o prefeito Marcus Melo (PSDB) já havia divulgado que pretende buscar alternativas para fomentar uma mão de obra qualificada em um município cada vez mais integrado à tecnologia. O Polo Digital, por exemplo, tem sido parte desse plano.
Desta vez, o Mogilínguas - iniciativa que foi apresentada ontem -, trata-se de uma plataforma que pode ser acessada, por meio de um aplicativo, em celulares ou computadores, onde os cidadãos  - com foco nos jovens, desempregados e microempresários - façam as aulas com acompanhamento da empresa. É uma medida simples, que teve como "embrião" o tratado de irmandade firmado em 2016 entre Mogi e Tournai, na Bélgica, mas que poderá render bons frutos. Resta apenas o interesse de aprender.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos