Artigos
Publicada em 24/10/2017 - 23h22min

Raul Rodrigues

Sabedoria?

Sabedoria: substantivo feminino, como característica de uma pessoa sábia, e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativa de uma pessoa instruída, dotada de interioridade e substância, que tem juízo, bom senso e se comporta com retidão. Quando a sabedoria é usada para fazer coisas menos boas, ela pode ser sinônimo de: astúcia, esperteza ou manha!
A palavra sabedoria deriva do latim 'sapere' e é um conceito que também deriva de um componente cultural e da tradição, sendo que muitas vezes culturas diferentes dão origem a tipos distintos de sabedoria, como por exemplo a sabedoria oriental opondo-se à ocidental. A sabedoria pode vir de várias fontes: a divina, por exemplo, é aquela que é proveniente da divindade ou de outras entidades que sejam consideradas divinas; técnica; jurídica. Todas elas derivadas de um conhecimento profundo das várias atividades profissionais. O que nos leva a poder afirmar que sabedoria sob essa ótica é também competência.
A partir daí a sabedoria pode ser ensinada como qualquer outra virtude. Mesmo que se nasça imprudente, sem condições de se auto-ajudar, pode-se cultivar a sabedoria, pela busca incessante do conhecimento, aliado a seguir à compreensão. Com isso nenhum ensino tradicional é supostamente elaborado para fornecer sabedoria, já que as pessoas só podem se complementar pela sabedoria, aplicando o que já sabem em seu próprio benefício. Pelo acúmulo de conhecimento o ensino só pode tornar sábios, homens mais sábios. Assim, a instrução moral e o ensino para a sabedoria diferem muito. A sabedoria deve ser plantada, interiorizada, para poder, a partir daí, cuidar da própria mente. Como sempre, está-se vivendo em um mundo assolado por conflitos, carente de sabedoria, como nunca se precisou antes. Mas em meio a toda essa confusão e ódio nacional, um único homem pode permanecer sábio quando o mundo inteiro passa a praticar declarada imprudência, e ele esteja ciente disso! 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos