Artigos
Publicada em 23/10/2017 - 23h24min

Afonso Pola

Perigos da poluição

Os dados são estarrecedores. Em 2015, a poluição matou 101.739 pessoas no Brasil. Isso equivale a 7,49% do total de mortes no país durante aquele ano.
Esses dados foram publicados pela revista científica The Lanced. Eles indicam a poluição do ar como maior vilã, pois ela foi responsável por grande parte dos óbitos (70.685). Outros tipos de poluição também contribuíram para esse quadro: a poluição no ambiente de trabalho - como fumo passivo - é apontada como responsável por 18.512 mortes, enquanto a da água causou 15.315 mortes e a do solo matou 10.592 pessoas.
A poluição já é responsável por uma em cada seis mortes em todo mundo. Ocorreram 9 milhões de óbitos em 2015. Principal fator de risco, a poluição do ar contribuiu para 6,5 milhões de mortes prematuras. A poluição da água representou 1,8 milhão de mortes e a poluição no ambiente de trabalho 800 mil mortes em todo mundo.
No ranking mundial, o Brasil ficou na 148ª posição num total de 188 países, atrás de países como Uruguai, Chile e Equador. Por mais que esse seja um problema mundial, é justamente nos países que apresentam renda baixa e média que essas mortes estão mais concentradas. Aproximadamente 92% destas mortes ocorreram em países pobres e em países que passam por um rápido processo de desenvolvimento e industrialização, como a Índia, que apresentou o quinto maior número de mortes por poluição, e a China, na 16ª posição.
Mas não são apenas as mortes que preocupam. A exposição aos inúmeros poluentes com os quais convivemos produz imenso impacto na saúde, sobrecarregando os equipamentos médicos e aumentando intensamente os gastos com esse serviço. Se considerarmos também os dias de trabalho perdidos por sintomas de doenças relacionadas aos diversos poluentes, a repercussão disso no Produto Interno Bruto (PIB) é bastante considerável.
Mesmo com o cenário conturbado que vivemos em função da crise econômica e política, não podemos deixar de lado esta questão.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos