Capa | Matéria
Publicada em 28/10/2017 - 19h55min

Vitoria Moreira Fiel
Capa

"Doces ou travessuras?"

O Halloween está chegando! Comemorada em 31 de outubro, a ocasião festiva, mais conhecida no Brasil como o Dia das Bruxas, está entre as preferidas da criançada, que de maneira muito divertida fantasiam-se de monstros, bruxas, magos e fantasmas para celebrar data comemorativa. Em outros países, como nos Estados Unidos, essa tradição é lembrada quando os pequenos saem as ruas para pedir doces. 
Ao contrário do que muitos devem imaginar, esta data é de origem irlandesa. A história conta que os povos celtas, entre os anos 600 a.C e 800 d.C, realizavam rituais que simbolizavam o fim do verão. Naquela época, a ocasião festiva, chamada de “Samhain”, era comemorada de 30 de outubro a 2 de novembro, os últimos dias da estação mais quente do ano. Para eles, este período também representava o fim do ano.
De acordo com a diretora da escola de inglês Zap Idiomas de Biritiba Mirim, Juliana Ferreira Leite, a data tem um papel importante na educação das crianças, pois é por meio dela que o pequeno tem uma maior proximidade com diferentes culturas. “O Halloween deixa explícito a questão cultural. Acredito que, passando a vivenciar por meio de brincadeiras e tradições culturais destes povos, a criança aprende a respeitar o próximo e as suas diferenças”, explicou.
Para a diretora, a festa continua sendo uma das mais aguardas pelas crianças e até os jovens. “A fantasia é um requisito que faz com que eles fiquem ainda mais interessados. Em relação à comemoração nas escolas, acredito que a festa promove um ambiente de diversão, entretenimento e socialização, já que é por meio dela que os pequenos acabam se interagindo mais um com os outros”, disse Juliana.
Símbolos tradicionais
Alguma vez você já deve ter ouvido a famosa frase: “doces ou travessuras?”. Pois bem, utilizada hoje por muitas crianças para ganhar balas, chocolates e outros doces, esta tradicional brincadeira existe desde o século IX, quando se acreditava que, para se afastar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles.
As bruxas, por sua vez, conta a lenda que elas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações, que incluía o dia 31 de outubro. Já as cabeças de abóboras servem para iluminar o caminho da alma de Jack, um homem a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, por pregar peças no diabo.
  • Dia das Bruxas
  • Dia das Bruxas
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos