Capa | Matéria
Publicada em 21/10/2017 - 20h20min

Sueller Costa
Capa

Teatro, a arte que explora a comunicação e a sensibilidade

Na frente do palco, muitos artistas cantam, dançam e se divertem como ninguém. O que poucos sabem é que a arte cênica é muito mais que uma diversão, pelo contrário, ela transmite uma série de aprendizados importantes aos seres humanos. Por exemplo, auxilia tanto as crianças como os adultos a desenvolver as suas habilidades de comunicação e exercem um papel fundamental para o processo de formação e descoberta da personalidade. Sendo assim, que tal algumas aulinhas de teatro?
De acordo com a atriz e integrante do grupo teatral Contadores de Mentira, Daniele Santana, o teatro, assim como outras artes, traz muitos benefícios para os pequenos, como, por exemplo, o de abordar temas de maneira lúdica, colaborando com a construção do conhecimento, a formação e o entendimento do mundo. “Nessas aulas, a criança entende a importância de viver na coletividade e a compreender as diferenças entre uma pessoa e outra”, explicou a artista.
Para ela, quando uma criança participa de uma aula teatral, ela aprende a se comunicar, se expressar e a ouvir e ser ouvida. “Não existe idade mínima para iniciar no teatro, inclusive, há diversos trabalhos desenvolvidos exclusivamente para o público infantil e até os bebês. Neste caso, por exemplo, há obras que se preocupam em trabalhar a sensibilização do pequeno, oferecendo a possibilidade de explorar sensações visuais, emoções e texturas por meio de histórias, além de trabalhos de musicalização”, detalhou Daniele.
Superando a timidez
Segundo a artista, além de ser um oficio, o teatro funciona como uma ferramenta de autoconhecimento e autotransformação do ser humano. Por este motivo deve ser trabalhado em diferentes contextos para variados públicos. “Para lida com a timidez, por exemplo, nós a tratamos como uma característica. E, para superá-las, em especial pelas crianças, nós procuramos trabalhá-la com uma dificuldade de expressão, ou seja, não a vemos como um problema. Aos poucos, a cada exercício, os pequenos a amenizam quando passam a conquistar autoconfiança”, contou a atriz.
Em contrapartida, Daniela ressalta alguns talentos que devem ser aprimorados por quem já possui a facilidade de se comunicar e gesticular. “Existem crianças que já têm uma pré-disposição em se sentir à vontade em frente a muitas pessoas, que gostam de compartilhar ideias e criar. Com este público, procuramos ampliar ainda mais este potencial, para que ele seja usado positivamente em todas as etapas de sua vida”, finalizou.


  • Teatro, a arte do interpretar
  • Teatro colabora com a construção do conhecimento, a formação do indivíduo e no seu entendimento no mundo à sua volta
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos