Cidades
Publicada em 11/10/2017 - 21h50min

SAÚDE

Suzano fará 300 cirurgias de catarata para reduzir espera

Ação promovida pela Prefeitura até o final do mês visa atender pessoas que aguardam desde a gestão anterior

Foto: Irineu Junior/Secop Suzano

Guillaumon: "Prioridade é a demanda reprimida"
O encaminhamento de pessoas para cirurgias oculares para a correção da catarata começou ontem em Suzano. Ao todo, 300 munícipes que estavam na lista de espera para a cirurgia desde 2014 serão contemplados pela iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reduzir, de maneira significativa, a lista de espera na rede pública de saúde, herdada da gestão anterior. A ação, que será promovida até o final do mês, conta com apoio da Santa Casa de Misericórdia de Suzano e de entidades parceiras. As cirurgias de alta complexidade serão realizadas em instalações médicas conveniadas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Cláudio Rocha Guillaumon, os recursos financeiros para a realização das cirurgias foram liberados recentemente pelo governo do Estado de São Paulo, com origem no Ministério da Saúde, para os municípios com condições de realização da cirurgia. Na oportunidade, foram liberados recursos compatíveis à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização do procedimento.
"Nossa prioridade está sendo a demanda reprimida. Com esses 300 atendimentos vamos reduzir, de forma significativa, a fila de espera. Fico feliz em conseguir encaminhar tantas pessoas para um procedimento de alta complexidade. Vamos continuar trabalhando com muita seriedade para zerarmos a demanda", concluiu o secretário.
A catarata é uma doença que atinge a região dos olhos conhecida como cristalino, tornando-o opaco (incapaz de permitir a passagem da luz). Isto causa a diminuição da capacidade de visão, podendo atingir tanto um quanto os dois olhos. Os sintomas são visão desfocada, insensibilidade à luz e cores, além de dificuldade de observar luzes brilhantes e de ver durante a noite.
Os problemas de saúde associados à catarata são o aumento no risco de acidentes e depressão, atingindo principalmente pessoas com mais de 50 anos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos