Autonews
Publicada em 04/11/2017 - 20h21min

Flex

Entenda o novo motor 1.5 da Ford

A Ford apresentou em São Paulo o seu novo e inédito motor 1.5 Flex de 3 cilindros, com bloco de alumínio, duplo comando e muita tecnologia embarcada para oferecer o máximo de potência na categoria com os melhores índices de consumo de combustível do mercado brasileiro.
Esta é a primeira aplicação mundial de um motor 1.5 com 3 cilindros. Ou seja, um motor com bloco mais compacto, mais leve e eficiente, com menos componentes e emissões, dentro de um conceito novo e moderno, conhecido mundialmente como "downsizing" (redução da cilindrada com maior potência específica).
A Ecosport foi o primeiro veículo a receber o novo motor 1.5. Para a apresentação à imprensa, a Ford organizou um seminário sobre inovações no setor automobilístico. O palestrante principal foi o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, que falou sobre a importância da inovação para a indústria automobilística e o novo programa do Governo Federal para a introdução de novas tecnologias em benefício do consumidor brasileiro.
Chamado Rota 2030, este programa é uma segunda etapa do Inovar-Auto, que estabeleceu regras rígidas para a modernização da indústria automobilística brasileira. O ministro destacou que a Ford é a única montadora brasileiro de volume que já alcançou com seus produtos os objetivos do programa.
Os engenheiros da Ford ressaltaram a estrutura compacta e leve do novo motor 1.5 de 3 cilindros, que é o naturalmente aspirado, sem turbo, com a maior potência por litro do mercado. Ou seja, 137 cavalos com etanol e um desempenho que supera até alguns motores 1.8.
Suas inovações incluem bloco de alumínio, coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos