Artigos
Publicada em 01/06/2017 - 22h26min

Andréia Gonçalves

Fascínio

Ainda me surpreende o fascínio que o transporte sobre trilhos exerce em muitas pessoas. E isso independe de gênero, antes que digam que isso é coisa apenas do sexo masculino, já que na "regra imposta pela sociedade" carrinhos e afins devem ser apenas brinquedos deles.
Confesso que apesar da minha história como escritora tomar rumo no ambiente do trem, o gigante de ferro em si, apesar de entender o quanto ele pode ser incrível, acaba ficando em segundo plano.
Até me inteirei um pouco mais do assunto porque participando das reuniões para as quais sou convidada, é impossível não conhecer seu funcionamento. O que me fascina são as histórias, as pessoas, o quanto elas se revelam em ambientes hostis ou nem sempre assim.
Há não muito tempo, fui convidada a dar um passeio na cabine do Metrô. Andamos junto com o operador de trem, vulgo maquinista, no trecho de Ana Rosa até Vila Prudente.
Estava com meu filho e logo que entramos, ele muito simpático, já foi falando:
"Fiquem à vontade e perguntem o que quiserem". A cara de decepção dele quando percebeu que tecnicamente eu não queria saber muita coisa foi bem frustrante. Sorte que tinha outro junto com ele que me salvou e saiu comentando e mostrando tudo o que eles faziam dentro daquele espaço e a viagem fluiu com todos bem felizes!
A medida em que os outros companheiros iam chegando, percebia o fascínio de alguns querendo mais oportunidades como aquela. Alguns, com certeza, prestarão o primeiro concurso que surgirá na companhia.
Nessas reuniões sinto-me às vezes até burrinha quando eles começam a falar sobre siglas, conceitos, análises. O que me conforta é que tem espaço para todos nessas reuniões e, de alguma maneira, o sentimento de surpresa também me ataca quando descubro como algumas coisas funcionam e a tecnologia envolvida em fazer esses "carrões" andarem.
Só não me peçam para reproduzir, não saberei avançar uma linha além do que consigo: descrever os perrengues diários tentando sempre manter um bom humor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos