Artigos
Publicada em 17/05/2017 - 22h24min

Cedric Darwin

Otimismo

Os primeiros e tímidos sinais do fim da recessão começam a surgir. Inflação abaixo da meta, redução lenta e gradual da taxa de juros e recuperação tímida do emprego formal.
Talvez o Brasil tenha sentado no fundo do poço e esboce uma subida. É claro que diante de uma recessão nunca vivida antes e um exército de 14 milhões de desempregados é difícil ser otimista. O fato é que ficou tão ruim que talvez não consiga piorar mais e por isso estamos melhorando.
As reformas trabalhista e previdenciária são nocivas às classes menos favorecidas e esperamos que sejam bastante alteradas no Senado. O pacote é indigesto. Triste é ver o governo alongando um débito de R$ 90 bilhões dos municípios com o INSS e por outro lado restringindo o direito do segurado obrigatório.
É o Estado negociando com ele mesmo, sendo benevolente e complacente com seus próprios débitos enquanto os segurados assistem a uma redução de direitos nunca antes vista. Mas é bom ser otimista, ver o lado positivo e continuar em frente. Esperamos que a atividade produtiva seja retomada, que o emprego formal retome os níveis aceitáveis, que os juros reais passem a ser apenas reais e não surreais como hoje.
Esperamos que o sistema financeiro exerça o seu papel de financiar o sistema produtivo e os bens de consumo de valor mais significativo, enfim, que o Brasil retome o seu curso de crescimento. Que novas e mais robustas delações venham, especialmente a de Antonio Palocci, e assim possamos pôr um ponto final nos desmandos da fase corrupta em que vivemos.
É melhor ser otimista do que o inverso. Melhor acreditar que estamos melhorando, ainda que não possamos sentir isso. Todos esperam dias melhores e a plena recuperação da atividade econômica, e assim assegurar o pleno emprego e a dignidade dos trabalhadores. Aguarda-se agora um corte mais agressivo na taxa de juros, espera-se no mínimo o corte de 1,25% na próxima reunião do Copom. Que seja mais, precisamos reanimar nossa combalida economia.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos