Artigos
Publicada em 16/05/2017 - 22h14min

Joel Leonel Zeferino

Direita e esquerda

Estes termos surgiram na França no final do século XVIII para classificar, em suma, os que se posicionavam à direita de Napoleão (favoráveis) e à esquerda (apoiavam a revolução). Já no século XX essa terminologia passou a identificar as principais ideologias das pessoas, sendo que as de direita seriam as conservadoras e as de esquerda, não conservadoras, no entanto, no mundo moderno não é sensato localizar o pensamento apenas num desses eixos. É certo que a questão ideológica em boa medida se tornou complexa, a ponto de haver uma vastidão de posicionamentos que podem, inclusive, combinar elementos dos pensamentos básicos de esquerda e direita.
No que refere a partidos políticos, então, temos uma manifestação de gama estendida, podendo-se notar posições de esquerda, direita, centro, centro-esquerda e centro-direita, ainda, com inúmeras variações e combinações possíveis, sendo que um cidadão comum ou um político podem adotar em suas crenças, elementos originariamente característicos de um e de outro espectro.
Observo, porém, que no Brasil, há muito tempo, cessou o debate de alto nível e já não se respeita mais o pensamento alheio, especialmente, se abrigar conceitos conservadores. É preciso perceber que instituição, partido, governo e estado se constituem a partir de ideias, as quais sempre foram organizadas e implementadas em sistemas que abarcam os tais. Não é tarde para analisar a política e o sistema que se estabeleceu no país, como foi concebido e desenvolvido e qual é o resultado produzido para a sociedade, sabedores de que a principal missão do estado e do governo é a de atender às aspirações do povo ao qual referem.
É tempo, portanto, de resgatar o debate, compreendendo e respeitando todos os tipos de pensamento, sem lhes cercear a possibilidade de legítima manifestação, de forma a produzir um resultado muito melhor do que o atual, lamentável e absurdo. Mais do que isso, é tempo de procurar com lupa a verdade!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos